Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios Celebra 10 anos da presença da Cáritas em Alagoas

Por Maria Aparecida Mafra
Articuladora estadual da Cáritas Brasileira NE2
Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios


A Celebração dos 10 anos da Cáritas Alagoas aconteceu num clima de grande confraternização, fé e solidariedade, onde a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios acolheu a todos que vieram celebrar esta data tão significativa na vida da Rede Caritas Alagoas.
Sendo a aniversariante do dia, a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, acolheu as Cáritas irmãs: Cáritas Arquidiocesana de Maceió e a Cáritas Diocesana de Penedo para juntos com grupos beneficiários e parceiros celebrar a caminhada da Cáritas em Alagoas.
A comemoração se deu com uma acolhida aos convidados na sede da Cáritas,  reunião do Fórum Cáritas Alagoas que reúne as três entidades Membro da Província, com a participação do Representante da Cáritas Brasileira NE2.
A comemoração continuou com um almoço de confraternização, parabéns e bolo de aniversário e  culminando com a celebração de Ação de Graças, na Catedral Nossa Senhora do Amparo de Palmeira dos Índios. A Celebração da Santa Missa foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo Diocesano e concelebrada pelo Padre Thiago, Pároco da Catedral sendo ajudados pelos coroinhas e animada pelo grupo de canto da Paróquia São Sebastião. Este foi o ponto alto da comemoração dos 10 anos da presença da solidariedade aos excluídos e excluídas, público alvo das ações da Rede Cáritas Alagoas.
Na homilia Dom Dulcênio enfatiza a importância do trabalho da Cáritas junto aos mais necessitados no território diocesano e provincial e lembra que Cáritas é amor, é caridade, referindo-se  às três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade, sendo que a maior delas é a caridade, pois caridade é  amor e Cáritas é amor.
Assim movida pelo espírito da fraternidade e da caridade libertadora registramos aqui a Missão da Cáritas que a impulsiona ao encontro dos mais necessitados.
 Testemunhar o  Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de  uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”.
E lembrando as palavras do Papa Francisco ao se referir à Cáritas:  “ a Cáritas se uniu as causas da vida de quem luta por cidadania, dignidade e melhores condições de vida no direito à terra, ao trabalho, ao alimento”.

Estiveram presentes além das Cáritas irmãs Maceió e Penedo, representante da Cáritas Brasileira Regional NE2, grupo da comunidade Quilombola Alto do Tamanduá de Poço das Trincheiras, representante de Maravilha, Cacimbinhas, Quebrangulo, lideranças das Comunidades do Setor Palmeira dos Índios e as lideranças indígenas Xukurus Kariri em uma verdadeira confraternização unidos pela fé e compromisso com os e excluídas na  comemoração aos 10 anos da presença da solidariedade em Alagoas.

Comentários

Postagens mais visitadas