MISSA DOS SANTOS ÓLEOS NA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS


O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque Ele me consagrou com a unção.
(cf. Is 61,1; Lc 4,18).

Na manhã da Quinta-Feira Santa, 02 de abril, na Catedral Diocesana, reuniram-se para celebrar a Santíssima Eucaristia, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Clero da Diocese de Palmeira dos Índios e significativa parcela do Povo de Deus que compõe a Igreja de Cristo neste solo sertanejo. Todos os anos, antes de se iniciar o Tríduo Pascal, todas as Igrejas Particulares se reúnem em torno de seus Pastores, Bispos e Presbíteros, para celebrarem a intitulada Missa dos Santos Óleos, na qual é consagrado o Óleo para o Santo Crisma e são abençoados o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo dos Enfermos, os quais serão utilizados nas celebrações dos Sacramentos. Nesta ocasião, todos os sacerdotes renovam, diante do Bispo, as Promessas Sacerdotais.
Na homilia da Missa dos Santos Óleos, Dom Dulcênio falou de quão desafiadora é a missão dos padres no mundo de hoje, seguindo aquilo que ensina o Vaticano II na Presbyterorum Ordinis. A respeito do testemunho que deve ser dado, ele se dirigiu aos padres e disse: “Para os padres, ser santo não é uma opção, mas uma obrigação.” Também falou que os padres são homens de virtudes e de pecados, como toda a humanidade: “Somos pecadores, é bem verdade, mas confiamos na infinita misericórdia de Deus.” Por fim, dirigindo-se ao povo, Dom Dulcênio pediu a todos, num gesto que remonta ao primeiro pronunciamento do Papa Francisco, que rezem por seus Pastores: por ele e pelos padres.
Continuemos firmes na oração pelos Sacerdotes, sobretudo por aqueles de nossa Diocese, seguindo ao emocionado apelo de nosso Bispo: “Eu vos peço: rezai por mim e pelos nossos padres!”

Sem. Jacyel Soares Maciel
4º ano de Teologia






Comentários