SEMINARISTAS SÃO INSTITUÍDOS NO MINISTÉRIO DE LEITOR E DIÁCONO ANTONIO IONAS FAZ PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE


No último dia 03 de julho, Festa de São Tomé, Apóstolo, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, Batalha- AL, durante a Celebração da Santíssima Eucaristia, presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios, e concelebrada pelo Mons. Josevel Mendes e pelo Pe. Antônio de Pádua, foram instituídos no Ministério dos Leitores os seminaristas Fábio Freitas dos Santos e Ronny Dennyson Monteiro Santana. Nesta mesma celebração, ocorreram a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade do Diácono Antonio Ionas Bernardino Ferreira, em vista da Ordenação Presbiteral.


Os seminaristas Fábio e Ronny são filhos da Paróquia de Batalha e estão cursando o 3º ano de Teologia no Seminário Maior de Aracaju- SE. O Ministério de Leitor, que eles receberam, constitui um passo sério e maduro na caminhada rumo ao sacerdócio; por meio dele, aqueles que são instituídos têm como incumbência a proclamação da Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas e, principalmente, a conformação de suas vidas à Palavra meditada. O Diácono Antonio Ionas, que é natural de Minador do Negrão- AL e que está exercendo seu ministério diaconal na Paróquia de Batalha, ao professar a fé e jurar fidelidade às autoridades magisteriais da Igreja, expressa publicamente seu desejo de servir como sacerdote de acordo com as orientações eclesiais.
Durante sua homilia, Dom Dulcênio fez um paralelo entre a festa litúrgica que estava sendo celebrada e as vocações que brotam no seio da Igreja, dizendo que, assim como Jesus Cristo chamou os doze Apóstolos, entre eles Tomé, também chama a cada um no hoje da história, começando por ele (Bispo), passando pelos padres e seminaristas e chegando até os leigos, os quais mereceram um elogio sincero do Pastor diocesano pela doação ao Reino de Deus. Ainda ressaltou que Jesus não chamou homens perfeitos, mas homens que cresceram no itinerário de fé. Por isso, agradeceu àqueles que sustentam as vocações pela oração e pela ajuda generosa, de forma direta agradeceu aos que compõem as Obras das Vocações Sacerdotais.
Peçamos à Virgem Mãe de Deus por todos os jovens que consagram suas vidas a uma vocação dentro da Igreja. Peçamos, sobretudo, por estes três jovens que, em meio às dificuldades e às limitações próprias da humanidade, ousam, com o auxílio da graça de Deus, firmar os passos nas estradas de Jesus.


Sem. Jacyel Soares Maciel








Comentários