PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, DE OLHO D´ÁGUA DAS FLORES, REALIZA FORMAÇÃO PARA ACOLHIDA


Aconteceu na quinta-feira, 20 de agosto, uma formação para 'Acolhida' na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Olho D´Água das Flores- AL. A formação foi ministrada pelo Articulador Diocesano da PASCOM, Márcio Queiroz, a pedido do Padre Clodoaldo Neto. Cerca de cinqüenta pessoas de diversos movimentos e pastorais da paróquia participaram da formação.
Foram abordados assuntos como: o que é acolher, como deve ser a acolhida, o que não deve acontecer numa acolhida, formas de acolher, como superar as dificuldades, entre outros. Para o Padre Clodoaldo Neto, “é importante melhorar a cada dia a forma de acolher o povo de Deus e o papel dos leigos é fundamental para que uma boa acolhida aconteça”. Segundo o formador, Márcio Queiroz, “mesmo cada paróquia tendo sua forma de acolher, a formação é importante porque entra na mística do que a CNBB e os documentos da Igreja propõem; além de ajudar na implementação de ações que melhorem ainda mais a forma de acolher”. A respeito do tema, foi destacado na formação que precisamos ter consciência de que acolher não é apenas ficar na porta dizendo boa noite e entregando um jornal ou uma lembrancinha. Acolher é amar os irmãos, tratando-os como gostaríamos de ser tratados.
Os participantes ficaram entusiasmados com a formação e deverão dar alguns passos: escolha do coordenador da acolhida, escala para as missas e eventos da paróquia, reuniões periódicas, etc. As ações serão acompanhadas pelo pároco e pelo formador e após um tempo haverá uma nova formação para avaliar o que foi realizado e propor novas ações.





Comentários