ANO SANTO DA MISERICÓRDIA É INAUGURADO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS



No dia 14 de dezembro, memória litúrgica de São João da Cruz, às 19h, Dom Dulcênio Fontes de Matos inaugurou o Ano Santo da Misericórdia na Diocese de Palmeira dos Índios, com a solene abertura da Porta Santa na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Amparo, como bem solicitou o Papa Francisco ao conclamar a todos os fiéis para este ano jubilar extraordinário com a bula Misericordiaevultus.
Na ocasião, estavam presentes o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, o Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros, o Bispo de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri e o Bispo Emérito de Estância, Dom Hidelbrando Mendes. Que no ensejo, vieram congratular-se também com Dom Dulcênio, pela passagem de seus 30 anos de ordenação presbiteral.
Naquela noite, Dom Dulcênio ordenou três novos diáconos para a Diocese de Palmeira dos Índios, em vista ao presbiterado. 
Abertura solene da Porta Santa
A primeira celebração da noite foi a abertura da Porta Santa na Catedral Diocesana, como desejo do Santo Padre. À porta principal da Igreja, dom Dulcênio se reuniu com os bispo, todo o clero diocesano e padres de várias dioceses.

 
Porta da Catedral Diocesana

              Após proclamação do Evangelho de João 10, no qual Jesus se apresenta como a Porta das ovelhas, verdadeira porta da misericórdia do Pai, Dom Dulcênio dirigiu algumas palavras sobre a importância para a vida da Igreja sobre este importante ano jubilar, no qual todos somos chamados a experimentarmos a misericórdia de Deus e sermos também instrumentos desta mesma misericórdia num mundo fatigado pelo pecado e por tanta falta de compaixão e amor. 

  
Abertura da Porta Santa da Misericórdia

           Depois de incensar a Porta santa, o bispo a abriu e todos os clérigos passaram por ela, enquanto Dom Dulcênio aspergia a assembleia. Logo em seguida, todos rezaram a oração do Ano Jubilar e após Dom Dulcênio decretou a instituição de quatro santuários na diocese, nos quais devem ser abertas também uma Porta Santa. São eles: Igreja Catedral Nossa Senhora do Amparo em Palmeira dos Índios, Igreja Senhora Santana, em Santana do Ipanema, Igreja Nossa Senhora da Penha, em batalha e Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia.  Estes santuários serão foco de peregrinação durante todo o Ano da Misericórdia.


Cinco Bispos estavam presentes

Dom Dulcênio celebra 30 anos de ordenação sacerdotal
No dia 14 de dezembro de 1985, Dom Dulcênio Fontes de Matos estava sendo ordenado presbítero da Igreja Particular de Estância pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Coutinho, então bispo daquela Diocese. São trinta anos de uma vida sacerdotal profícua e cheia de alegrias e superações, onde Padre Dulcênio pode, ano após ano, crescer humildemente no amor a Jesus e à Igreja; são trinta anos de pregação e anúncio da Palavra de Deus; trinta anos de celebração da Santa Eucaristia, ápice da vida da Igreja; trinta anos dispensando os sacramentos e conduzindo o povo de Deus para o seguimento generoso de Cristo.
            
 
Bispos e dezenas de sacerdotes e seminaristas

             Por tudo isto, toda a Diocese de Palmeira dos Índios, fiéis leigos e sacerdotes, bem como familiares de Dom Dulcênio, estavam reunidos para render graças a Deus pelo dom do sacerdócio deste abnegado homem de Deus, bem como suplicar ao Senhor da messe que o sustente em sua árdua missão para que a cumpra com fidelidade a Cristo e generosidade aos irmãos. 

 
Povo de Deus presente

                                                                                  Dom Dulcênio em sua homilia
 
Ordenação de três novos diáconos
Para completar a alegria de toda a Igreja Diocesana e celebrar com fé a misericórdia do Senhor que nunca deixa desassistida a sua Igreja, Dom Dulcênio ordenou três novos diáconos que se preparam para em breve serem presbíteros.

Ritos da Ordenação 

Os jovens que receberam a ordenação diaconal foram: Jacyel Soares Maciel, filho da Paróquia de São Cristóvão, em Santana do Ipanema, Marcelo João Soares da Costa, filho da Paróquia de São José, da cidade de São José da tapera e Thiago Soares de Matos, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Batalha. A ordenação ocorreu como de costume e contou com a participação de vários seminaristas, padres da Arquidiocese de Aracaju e da Diocese de Propriá e Penedo, amigos dos três diáconos, bem como seus familiares e amigos das três paróquias acima mencionadas.

Ritos da Ordenação

Ritos da Ordenação

Logo em breve estes nossos irmãos diáconos exercerão seu ministério diante das necessidades da Diocese, preparando-se para logo mais, em meados do próximo ano, serem ordenado sacerdotes. Rezemos por eles para que sejam fiéis ao dom recebido e felizes no bom desempenho de sua missão de configurar-se ao Cristo Servidor de todos, Servidor da Misericórdia do Pai.

 
Novos Diáconos ao lado do Bispo Diocesano

          Foi assim que aconteceu a inauguração do Ano Santo da Misericórdia na Diocese de Palmeira dos Índios, com grande espírito de piedade e ação de graças a Deus por suas maravilhas em favor de todos. Que nós sejamos a cada dia, portanto, também sinal deste amor indulgente de Deus, misericordiosos como o Pai, conforme o lema deste Ano Jubilar, porque eterna é a sua misericórdia.



DA REDAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas