FESTA DE SÃO JOSÉ EM SANTANA DO IPANEMA


“São José, a vós nosso amor, Sede o nosso bom protetor,Aumentai o nosso fervor.”

No dia 01 de maio do ano da graça do Senhor, 2016, a comunidade de São José, de Santana do Ipanema, festejou seu querido padroeiro. Depois de uma peregrinação da imagem por algumas casas da comunidade com a reza do santo Terço, nos dias de 27 a 30 de abril, celebrou-se o tríduo em preparação para a festa do então patrono do bairro.
Pode se dizer que a devoção a São José é antiga, mas o culto público e litúrgico é bastante recente, com o início no fim de século XV. Em 1870 o Papa Pio IX declarou São José, Patrono da Igreja Católica e, em 1955, o grande Papa Pio XII o declarou Patrono dos Operários.
“Os evangelistas não citam uma só palavra de José que aparece como o homem do silêncio, escondido e humilde. Eles afirmam que “José era homem justo”. Um homem do trabalho, responsável pelo sustento de sua família, um homem reto, obediente, de fé profunda, inteiramente disponível à vontade de Deus; alguém que amou, creu e esperou em Deus e no Messias com toda a esperança”.
Na tarde do dia 1 de maio, a comunidade se reuniu para celebrar a Festa de se mui digno Padroeiro, São José. Na missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, concelebrada pelo pároco Padre Clejean Melo da Silva e os diáconos Thiago Matos e Jacyel Soares, todos foram exortados a buscar na vida de São José, o exemplo e modelo de cristão que soube no silêncio, servir com disponibilidade o Senhor, testemunhando e levando Cristo ao Mundo. Em sua homilia, o bispo também evidenciou o maior mandamento que Cristo nos deixou: o Amor. Pois se alguém me ama,
guardará a minha palavra,e o meu Pai o amará,e nós viremos e faremos nele a nossa morada.”
(Jo 14, 23).
Após a Santa Celebração Eucarística, todos em procissão com as imagens de São José e Nossa Senhora percorreram algumas ruas do bairro, no decorrer do caminho, Dom Dulcênio abençoou alguns idosos e enfermos.
São José, rogai a Deus por cada um de nós!

Edivânia Alves de Oliveira – PASCOM
Paróquia de São Cristóvão – Santana do Ipanema




Comentários

Postagens mais visitadas