DOM MANOEL FILHO É EMPOSSADO COMO BISPO DIOCESANO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS


Após um longo período de vacância, a Diocese de Palmeira dos Índios celebra, com muita satisfação, a chegada do seu 5º Bispo Diocesano, Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, até então, incardinado na Diocese de Bragança, no Estado do Pará. Foi nomeado Bispo por Sua Santidade, o Papa Francisco, no dia 19 de dezembro de 2018. O rito de posse canônica aconteceu no dia 10 de março de 2019, às 09h, na Catedral Nossa Senhora do Amparo em Palmeira dos Índios.
Ao chegar à catedral, Dom Manoel foi acolhido pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, que presidiu a cerimônia de posse; pelo administrador apostólico, Dom Genival Saraiva e pelo vigário geral, juntamente com o colégio de consultores. Foi-lhe apresentado o crucifixo para que o beijasse e a água lustral para que adentrasse a Catedral aspergindo a assembleia. Em seguida, o bispo foi conduzido à capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de adoração.
Contando com a presença de Arcebispos e Bispos do Regional NE2 e de outros, de inúmeros sacerdotes da nossa e de outras dioceses, bem como, de religiosos (as), seminaristas, autoridades constituídas e de grande parcela dos fiéis de todas as 36 paróquias, deu-se início ao rito canônico de posse, com a oração, na fórmula litúrgica da liturgia das horas. Logo após, o Chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Thiago de Matos proferiu a leitura das Letras Apostólicas e as entregou ao eleito para que as apresentasse ao seu rebanho.
Ainda durante a cerimônia, Dom Antônio Muniz, efetuou a entrega do báculo episcopal a Dom Manoel. O báculo simboliza o ofício do pastor, aquele que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado por Deus. Enfim, foi conduzido à Cátedra Diocesana e, assim, assumiu de fato e direito o seu pastoreio. Diz a Palavra: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a Igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue” (At 20,28).
A Igreja particular de Palmeira exultou de alegria, em unidade com as demais dioceses e arquidioceses que se fizeram presentes para celebrar esse momento de grande enlevo. Cumpriu-se para nós as palavras do profeta Jeremias, revelando o desejo de Deus: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). Deste modo, o Altíssimo nos guia através dos seus representantes na terra, dando-nos a missão de permanecer cheios de confiança e fé em seu amor.
Logo após a conclusão do rito de posse, o povo de Deus se deslocou próximo ao Centro de Treinamento Pio XII. A partir deste momento, a Celebração Eucarística esteve sob a presidência de Dom Manoel, Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios. A Eucaristia foi o momento alto, pois ao redor do altar, sob a presidência do Bispo, se manifesta a unidade do Corpo de Cristo, da Igreja. Terminada a celebração, a assembleia exprimiu sua alegria e gratidão ao Senhor pelo advento do novo pastor.

(PASCOM DIOCESANA)












Comentários

Postagens mais visitadas