QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA CATEDRAL DIOCESANA


Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris.

 “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar” (Gn 3,19)

 

O tempo quaresmal, na liturgia Católica, é um tempo de forte apelo à conversão, e estas palavras do livro do Gênesis fazem-nos recordar e meditar acerca da nossa caminhada, da nossa vida.

Os exercícios quaresmais nos preparam, como já dito, para a conversão, mas também para a celebração dos mistérios Pascais, centro do ano litúrgico e da nossa fé. Ao experienciarmos a Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo, exaltamos Aquele que nos deu esperança e força para trilhar uma vida nova, fecundada e convertida n’Ele próprio.

Por antiquíssima tradição, o tempo quaresmal é iniciado com a quarta-feira de cinzas, celebrado 40 dias antes da Páscoa, de onde provem o nome quaresma. As cinzas recordam a brevidade da vida, daquilo que de fato somos, iguais ao pó que logo passa; são também um sinal de penitência, como se vê nos textos veterotestamentários quando o povo judeu tinha esse costume, bem como no Evangelho de São Lucas se corrobora tal prática, inclusive, na fala de Jesus (Lc 10, 13).

Neste espírito, na Catedral diocesana, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Manoel Filho presidiu a Santa Missa de cinzas, com a presença dos fiéis que se uniram como Igreja ao pastor diocesano para bem iniciarem esse tempo de conversão. Em sua homilia o bispo destacou os três grandes exercícios espirituais para a vivência da quaresma, a saber: o jejum, a oração e a esmola, além de apresentar o tema e o texto base da Campanha da Fraternidade para o ano de 2021. Estiveram presentes o magnífico reitor do seminário, Padre Leandro Marques, que concelebrou a Santa Missa e os seminaristas da Diocese de Palmeira dos Índios, dos cursos propedêutico e de Filosofia, residentes no Seminário Diocesano São João Maria Vianney,

Roguemos a Deus para que nos conceda a graça de viver uma santa quaresma a fim de nos preparar eficazmente para a Páscoa do Senhor.

 

LUÍS GUSTAVO SILVA SOUZA

(Seminarista do 1º ano de Filosofia)

















Comentários

Postagens mais visitadas