FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS NO DISTRITO DE BARRAGEM LESTE, DELMIRO GOUVEIA- AL


Aprofundando o estudo da doutrina cristã, de 25 de setembro a 03 de outubro, a comunidade católica que está no distrito de Barragem Leste se reuniu para celebrar novena em honra a seu padroeiro São Francisco de Assis.
Sob o olhar zeloso de seu pároco, Pe. Reginaldo Luiz Soares, que muito tem se empenhado na catequese sobre a fundamental importância dos sacramentos na vida da Igreja, tomou-se como tema central para este grande “retiro paroquial”, os sacramentos como porta para a experiência com o Ressuscitado, vivenciada por São Francisco e seus irmãos e que deve também ser vivida por todos os cristãos.


Na solene concelebração de enceramento, que aconteceu no dia 04 de outubro, memória litúrgica de São Francisco de Assis, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu aquela liturgia, fez lembrar, em sua catequese, as bases teológicas de cada sacramento. Presenteando a todos com uma exegese bíblica, trouxe luz a todo possível engano a respeito da matéria, ação, efeito e validade de cada sacramento.
Disse: “Os sacramentos são fundamentais para a vida da Igreja. Neles se encontra a porta de entrada para a família de Deus, a certeza da fé e da graça redentora, a presença real de Cristo entre nós, o remédio para todas as enfermidades físicas e espirituais, a benção para as famílias e a perpetuação do sacerdócio de Cristo”.


Terminada a celebração com a benção solene de sua Excelência Reverendíssima Dom Dulcênio Fontes de Matos, ele juntamente com os padres e todo o povo de Deus saíram em procissão com a imagem do padroeiro da matriz paroquial e dos demais padroeiros das comunidades, pelas ruas daquele distrito. Ao termino da procissão foi ministrada a benção com o Santíssimo Sacramento.


Sem. Luiz Júnio Ferreira Couto






Comentários