CONVIVÊNCIA DOS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS 2015 COM DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS



           A cada início de ano o Bispo diocesano de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fonte de Matos, se reúne com todos os seminaristas de sua Diocese para alguns dias de convivência, os quais antecedem a pastoral de férias desses jovens que caminham rumo ao sacerdócio. Esse evento é considerado uma maneira formativa complementar que possibilita a interação entre os seminaristas, que estudam em três seminários diferentes – São João Maria Vianney em Palmeira dos Índios, Nossa Senhora da Assunção em Maceió e Imaculada Conceição em Aracaju.
            Este ano a convivência foi realizada, entre os dias 2 e 5 de janeiro, na ‘Fazenda Bonito’, da família Lima, localizada no Município de Quebrangulo. De fato, o nome do lugar faz jus à sua beleza esplêndida, situada entre montes que lhe trazem afável frescor, e que proporcionam um cenário farto para contemplação e para realização de múltiplas atividades de lazer.

Seminaristas com o bispo na Fazenda Bonito em Quebrangulo


            Entre os diversos encantos e atrativos desfrutados por todos na fazenda destacam-se: o banho de piscina, a pesca no lago, o passeio a cavalo e o jogo de futebol no curral. Ademais, tudo se tornou mais harmônicos graças a acolhida calorosa tanto da família Lima, proprietária do lugar, como dos funcionários que lá trabalham, sem esquecer a assistência singular do Pe. Hélio, pároco da localidade., o que proporcionou verdadeira alegria e satisfação para cada um que participou desses momentos.
            Por outro lado, aconteceram também momentos de espiritualidade, que foram constituídos por  orações e pela celebração diária da Missa – tem destaque a Missa dominical que contou com a  participação de pessoas da Família Lima e dos funcionários da fazenda. Outro ponto que merece destaque, foi a conversa individual que Dom Dulcêncio teve com cada um dos seminaristas. Além do mais, houve, igualmente, as partilhas comunitárias diárias, nas quais se destacam o compartilhamento individual da experiência anual de cada formando, e do amigo secreto na última noite.
Dessa forma, os seminaristas, juntamente com o Bispo Diocesano, aproveitaram ao máximo as várias atrações do lugar e viveram de forma única o espírito de interação e partilha que são as finalidades essenciais do referido evento. Com isso, no dia 5, de manhã, teve fim a convivência na ‘Fazenda Bonito’ de onde todos se dirigiram à cidade de Batalha, sede do setor no qual se realizou a pastoral de férias, e onde aconteceu a Missa de envio para realização das atividades pastorais nesse setor.


Seminarista Ginaldo Alves Pereira

3º ano de Teologia 

Missa de envio na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Batalha

Comentários