CÁRITAS DIOCESANA INICIA 2ª ETAPA DO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS

A Cáritas Diocesana, Organismo da Pastoral Social da Diocese de Palmeira dos Índios, iniciou neste mês de agosto as atividades de articulação, mobilização e cadastramento das escolas rurais dos 5 municípios beneficiados pelo Programa.
Na última segunda feira dia 29/08, no encontro territorial em Santana do Ipanema, acolhido no Centro Bíblico da Paróquia de São Cristóvão, contou com a participação do Pastor Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, do Pároco local, Padre Jacyel, do Coordenador das Pastorais Sociais, Padre José da Silva e de representantes das prefeituras de 3 dos 5 municípios envolvidos; de lideranças comunitárias, agentes da Cáritas Regional NE 2, da Cáritas Diocesana e Paroquial de São Sebastião de Palmeira dos Índios além da equipe técnica e da Assessora pedagógica da ASA-AL.
A presidente da Cáritas Diocesana, Maria do Carmo docemente acolheu a todos com a  alegria do serviço solidário às crianças e adolescentes do semiárido.  Dom Dulcênio, na sua acolhida destacou a importância do trabalho que a Cáritas vem desenvolvendo nas comunidades rurais através dos projetos de Convivência com o Semiárido e do serviço solidário junto às pessoas e mais necessitadas. Enfatiza que a Cáritas Diocesana vem se destacando no Regional NE2, porque a Cáritas é Igreja. Reconhece a grande importância das cisternas escolares que têm a finalidade de garantir melhores condições de vida escolar aos alunos e comunidades, dizendo que “ o mais importante é a conscientização que o mesmo promove nas pessoas, provocando nas comunidades novas formas de se relacionar com o ambiente.”
O Padre Jacyel trouxe para a mística o texto do Êxodo 15, 22 a 27 que fala da travessia dos Israelitas pelo deserto, lugar de peregrinação que leva à conversão. O padre conclui dizendo que estamos no caminho certo promovendo melhores condições de vida a tantos irmãos e irmãs, impulsionados pelo Jesus misericordioso.
Na ocasião Dom Dulcênio apresentou a Cartilha de orientação para as eleições 2016  destacando a importância da cartilha “que não sendo tendenciosa pretende ser um instrumento de conscientização para uma participação responsável dos eleitores  nas eleições municipais.” Uma ação conjunta da Província Eclesiástica representada pela Arquidiocese de Maceió e as Dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios. Além do pensamento dos bispos a  Cartilha trás a contribuição do Tribunal Regional Eleitoral, da Organização dos Advogados do Brasil, do Ministério Público Estadual e da Comissão de Fé e Política da Arquidiocese de Maceió. Trás ainda o pensamento do Papa Francisco e da Doutrina Social da Igreja (Papa João Paulo II).
Maria Mafra faz uma breve apresentação da Rede Cáritas no Brasil com destaque para a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios e as preparações rumo ao 5º Congresso da Cáritas Brasileira comemorando 60 anos de solidariedade, em novembro deste ano, na cidade de Aparecida-São Paulo.
Moisés da Silva, comunicador da Cáritas, apresentou a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), destacando a importância dos programas de cisternas  favorecendo  a construção de territórios autônomos e a democratização da água.
O encontro contou com a apresentação da experiência da Professora Elizete da Silva Machado, responsável por uma das escolas beneficiadas na 1ª etapa do projeto em Mata Grande, expondo as mudanças ocorridas a partir dos conhecimentos adquiridos com as capacitações.
O coordenador técnico e agente da Cáritas Aberaldo de Carvalho apresentou as ações previstas no projeto: Construção de 44 cisternas de 52 mil litros nas escolas rurais, caráter estruturante, capacitação de professores/as, encontros de comunidade local e Cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolares (GRHE) nos municípios de Água Branca, Ouro Branco, Inhapi, Mata Grande  Jacaré dos Homens. O aporte financeiro é do MDS/ASA.
Com vistas a garantir o comprometimento dos gestores públicos locais foi elaborado um termo de compromisso que será assinado pela Cáritas e as Prefeituras envolvidas.
 (Maria Aparecida Mafra - Assessora da Cáritas Brasileira Regional NE2)





Comentários

Postagens mais visitadas