CARTA DE DOM DULCÊNIO AOS ANIMADORES DA OVS


Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios
Praça Monsenhor Macedo, 190
Caixa Postal 81
Palmeira dos Índios – Alagoas – Brasil
CEP: 57600-970



Palmeira dos Índios, 01 de fevereiro de 2013.

             Estimadíssimos sacerdotes, religiosos e religiosas e fiéis leigos, animadores e contribuintes da Obra das Vocações Sacerdotais,

              Ao encerrarmos o ano civil de 2013 e iniciarmos o de 2014, somos gratos a todos vocês que, cumprindo o desejo de Jesus acerca do anúncio do Evangelho e do crescimento do Seu Reino, participaram da obra de evangelização, dando o seu generoso contributo – seja na oração, seja financeiro – para a Obra das Vocações Sacerdotais, formando os nossos seminaristas, futuros ministros do Altar do Senhor, da Sua Igreja.
Caríssimos, o nosso humilde trabalho de contribuição espiritual e material para a formação dos que foram chamados pelo Senhor da Messe para a vida sacerdotal não pode parar. Neste ano, 27 jovens estarão sendo formados para o sacerdócio. Eles estão distribuídos em três seminários, onde cursam o propedêutico (estudos iniciais e preparatórios), a Filosofia e a Teologia: o Seminário Cura d’Ars, em Palmeira dos Índios; o Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, em Maceió; e o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju. O custo mensal com os seminários equivale a aproximadamente R$ 30.000,00 (trinta mil reais). E, como sabem, nós não recebemos para tal nenhum auxílio do Governo nem de outras instituições, mas unicamente do nosso povo humilde e bom. Graças a Deus e a nossa oração, o Senhor tem incitado no coração dos nossos jovens o seu chamado, ao tempo em que eles, atentamente, O respondem. Aproveito também para frisar, como fruto imediato das suas orações e colaborações, que a nossa Igreja Particular de Palmeira dos Índios é presenteada, no dia 17 de fevereiro do corrente ano, com mais quatro diáconos, os seminaristas que, encerrando os seus estudos, estarão aptos para o ministério ordenado em vista do Sacerdócio de Cristo: Bruno Igor Cavalcante, Edgar Alves, Leandro Marques e Siloel Barbosa. Temos agora que fazer a nossa parte, o que é imprescindível. Por tal motivo, conclamo a todos que continuem sendo um animador e colaborador para as Obras das Vocações Sacerdotais. Isto é dever nosso: “Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,38). À atitude do pedir deve-se adicionar a do contribuir.
              Costumeiramente, por ocasião do encerramento de cada semestre, como Pastor Diocesano, tenho a grave e grata preocupação de fazer a prestação de contas daquilo que foi doado à OVS. Sempre o faço como que um organograma, detalhando, por paróquias e doações pessoais, do primeiro ao último, qual o ordenamento atual e o relatório que cada um obteve. Parabenizo as comunidades que se destacaram no balancete ora apresentado. Estimulo as que não tiveram tanto realce (e outras que até regrediram) nos seus donativos que perseverem e tenham sempre no coração que a urgência da evangelização (e, portanto, da OVS) é inadiável.
            Faço votos de que este ano, recentemente iniciado, possa ser ocasião de estarmos firmados na esperança do Senhor: Ele não decepciona (cf. Rm 5,5). E que sempre possa despertemos em nós o nosso compromisso de ser Igreja, socorrendo-a, inclusive, em suas necessidades mais prementes.
Concedo a todos, de coração, a minha bênção!


___________________________
Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano

Comentários