Seminaristas celebram festa do patrono de nosso seminário: São João Maria Batista Vianney


 

Com grande júbilo e profunda alegria, próprios dos que encontraram o Cristo, nossos seminaristas viveram durante o primeiro fim de semana de agosto, mês das vocações, o tríduo festivo em honra do patrono de nosso Seminário Provincial São João Maria Batista Vianney, que foi encerrado no último dia 04 com uma solene celebração presidida pelo senhor Bispo Diocesano, Dom Dulcenio Fontes de Matos, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros, filho desta diocese, que por muitos anos exerceu seu ministério presbiteral na Paroquia de São Vicente de Paulo de Palmeira dos Índios. Também concelebrada pelos demais padres presentes, o Magnifico reitor, Pe. Adalto Alves Vieira, o Diretor Espiritual, Pe. Wendel Assunção, bem como o Mons. José Nascimento, que foi vice-reitor do seminário e hoje exerce seu ministério como reitor do Santuário Eucarístico Diocesano, e o Pe. Damião, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Penha de Cacimbinhas. 

 

Na abertura do tríduo festivo os seminaristas e toda a comunidade presente contaram com a presença do Pe. Hélio, que foi reitor deste seminário e atualmente é Vigário Geral e Pároco em Quebrangulo, que lhes falou sobre a importância da contemplação na vida sacerdotal e de como os sacerdotes devem ser capazes de contemplar a Deus no rebanho a eles confiado.
No segundo dia o Rev. Pe. Janildo Vaz de Medeiros, reitor do seminário no ano de 2008 e 2009, e que hoje é cura de Ouro Branco, trouxe as características da vida de um profeta, lembrando que eles são chamados para proclamar a verdade de Deus e que, por proclamarem tais verdades, não serão compreendidos pelos homens do mundo, e disse ainda: “um profeta deve consumir sua vida para proclamar aquilo que Deus lhe comunicou, depositando toda a sua existência somente em Deus.”. 

 

No terceiro e último dia o Diác. Leandro Marques Melo presidiu a solene procissão que partiu da comunidade vizinha ao seminário, Conjunto Vegas, para a capela de São João Vianney, com a chegada da imagem, o diácono ministrou benção solene com a relíquia do santo cura. Logo após, presidiu a missa do 18º Domingo do Tempo Comum o Rev. Pe. Thiago Henrique Soares Pinto Tavares, último reitor deste seminário, que desde o principio da celebração já relembrava aos seminaristas a importância da oração frente a toda preocupação externa, quando somente Deus deve ser o desejo de todas as almas. Disse o agora pároco da Catedral: “Nossos dias precisam de padres como o vosso patrono. Homens que saibam abrir mão de tudo, até das coisas pequenas, unicamente em favor de sua própria conversão e da conversão daqueles que eles devem guardar.”

 

 

A solenidade de São João Maria Vianney foi marcada por muita oração. Já no raiar do dia celebrou-se o ofício de laudes, do qual participaram também moradores do Conjunto Vegas. As 19h30 iniciou-se a solene concelebração eucarística de enceramento da festa que contou com a representação de toda a comunidade palmeirense. Em sua catequese, Dom Falcão elencou dez características do patrono do seminário, levando a uma profunda reflexão, não somente os seminaristas e padres, mas todos os presentes, sobre a real vivência da vocação à santidade, tendo como modelo a vida austera do santo Cura d’Ars. O Excelentíssimo e Rev. Bispo diocesano lembrou, em suas palavras finais, de como os ensinamentos da catequese, há pouco proferida, devem ser colocados em prática na vida cotidiana de todos os cristãos. Após a benção final bispos, padres, diáconos, seminaristas e benfeitores do seminário reuniram-se no auditório do mesmo para uma singela confraternização. 

  
Sem. Luiz Júnio F. Couto




Comentários

Postagens mais visitadas