Paróquia Senhora Sant'Ana celebra 190 anos e é instituída como Santuário Diocesano


A Paróquia Senhora Sant'Ana em Santana do Ipanema, AL, comemorou no último domingo (8), 190 anos de ereção canônica. A festa da padroeira que dá nome à cidade por si só já é um grande evento religioso, reunindo centenas de fiéis em cada noite de celebração, mas neste ano, o encerramento da festa foi uma celebração ainda mais especial, uma vez que a paróquia foi instituída Santuário Diocesano. 

Em seus 190 anos de história como paróquia, e nos demais ainda na condição de capela, Deus escreve uma história de fé, esperança e amor no coração do povo sertanejo. A elevação a santuário, (do Latim sanctuarium, de sanctus), é um ato canônico do bispo diocesano, que reconhece sua importância pastoral e o autoriza a ter essa função especial.

Agora como Santuário Diocesano, a Igreja é reconhecida como um centro especial de peregrinação e fé, oferecendo abundantemente os meios de salvação (Palavra e Sacramentos, para um grande número de fiéis, promovendo a evangelização e o consolo espiritual. Um Santuário se distingue de uma paróquia comum por sua vocação de atrair fiéis de diversas regiões para uma experiência mais profunda de oração e encontro com Deus, sendo um polo de acolhimento e serviço pastoral.

Um Santuário Diocesano é um farol de fé que atrai a diocese inteira, promovendo uma espiritualidade mais profunda e um serviço mais amplo aos peregrinos. É também um centro de evangelização, com foco na peregrinação, intensa vida pastoral, além de sua natureza diocesana, sendo um local de referência para toda a Diocese.

A celebração foi presidida por Dom Manoel Filho, e concelebrada pelos padres Jacyel Maciel, pároco local, José da Silva, Clarindo Lopes, José Paulo Rosendo, Aderval Rodrigues, Tácito José, Marcos Renildo, Adauto Vieira e Cristóvam Oliveira. A Celebração contou ainda com a participação do frei Jarilson e do Diácono Edivaldo.











Comentários