10 MILHÕES DE ESTRELAS



Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente”  
(Mt.  2, 9b-10)
            As estrelas sempre estiveram presentes na espiritualidade dos povos e igrejas inspirados na tradição bíblica. No livro do Gênesis, Deus fala a Abraão: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las.” E prossegue: “Assim será a sua descendência” (Gênesis 15,5). As estrelas também motivam o cantar do salmista: “ele conta o número das estrelas, e chama cada uma por seu nome” (Salmo 147,4). 
            A espiritualidade que provém da mística das estrelas revela-se na ternura e no cuidado de Deus para com a natureza e a humanidade. É bom deixar-se seduzir pelas maravilhas que as estrelas nos revelam: têm habitação nas alturas, estão acima, lá no alto; brilham na escuridão da noite; iluminam e apontam caminhos; são de diferentes magnitudes: pequenas e grandes, cada uma com seu brilho e calor próprios. 
            A estrela que os magos seguiram na busca pelo menino que nasceria em Belém não apenas guiou-os pelo caminho como revigorou a esperança deles no encontro tão esperado com o Deus nascido. “E eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até que parou sobre o lugar onde se encontrava o menino. Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente.” (Mt 2, 9b-10). Que triste seria o caminho dos magos não fosse o encantamento pela presença das estrelas.
            Todos nós, seres humanos, em essência, somos seres solidários, dotados de disposição e entusiasmo para iluminar caminhos e construir uma civilização de amor. No amor fomos gerados/as, do amor nascemos para difundir a solidariedade entre os povos, sem distinções. Se o amor irradia alegria, conduz para caminhos de solidariedade, então somos como estrelas. Humanas estrelas! 
            Hoje, sabe-se que as estrelas emitem sons. Se nossos ouvidos fossem capazes de ouvi-los ficaríamos maravilhados com sua melodia, entoando notas de denúncia pela situação enfrentada por 850 milhões de pessoas que ainda sofrem os efeitos da fome no mundo. No Brasil ainda são 13 milhões as pessoas que passam fome diariamente.
            Nesse contexto de encantamento pelos caminhos que as estrelas nos indicam, a Cáritas Brasileira lança, com ousadia e esperança, o projeto 10 MILHÕES DE ESTRELAS, como uma ação permanente, a ser realizada a cada ano, na perspectiva da espiritualidade, da promoção da paz e da justiça social.  
            A PAZ será sempre o tema central do Projeto. Mas, junto com esse tema, a cada ano serão assumidos temas sociais que tornem concreta a promoção da paz e o compromisso com os empobrecidos. 
            Em 2014, assumimos o tema da Campanha Mundial da Cáritas Uma Família Humana: pão e justiça para todas as pessoas. Assim, espera-se que o Projeto adote um processo pedagógico para pautar questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma verdadeira constelação humana, pela Paz e contra a fome e a pobreza extrema. 
            Seremos milhões de estrelas, milhões de vozes, milhões de pessoas acendendo a luz da solidariedade. Formaremos uma constelação solidária por e para todas as pessoas que estão fora da Mesa, por não terem pão em quantidade e qualidade para si e sua família e nem justiça para garantir seus direitos. 
            O gesto que identifica os participantes dessa constelação solidária é acender uma vela na noite de Natal,  nas casas, nas praças, nas ruas, nas comunidades, nas praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos. Será um gesto concreto de nossa solidariedade, uma prática de sensibilização da sociedade e de todas as pessoas como uma só família humana. Quanto mais forem as estrelas, mais iluminarão. A cada ano faremos esse gesto concreto coletivo de paz e unidade, por outro mundo que já estamos construindo. 
            Na mesa deve haver lugar para todas as pessoas. Basta distribuir o pão e promover a justiça. A alegria do Natal será completa quando todas as pessoas, em cada território e em toda a Terra, tiverem alimentos à mesa e quando o reino da justiça gerar a alegria de sermos parte de uma única família humana.
            Convidamos você a fazer parte dessa constelação.  Na noite do Natal, faça brilhar a estrela da paz e da solidariedade.

            O gesto que identifica os participantes dessa constelação solidária é acender uma vela na noite de Natal, nas casas, nas praças, nas ruas, nas comunidades, nas praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos. Será um gesto concreto de nossa solidariedade, uma prática de sensibilização da sociedade e de todas as pessoas como uma só família humana.
            Este projeto teve  sua origem em Annecy (França) em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha alastrou-se por toda a França e passou a ser realizada no período do Natal.
            É no ano de 2002 que a iniciativa inicia o seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promovem ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. No ano seguinte, em 2003, o projeto ganha força e alastra-se pelo resto do mundo, dando, desta forma, visibilidade ao empenho da rede Cáritas a favor da paz e da solidariedade. É também neste ano que Portugal adere ao projeto . O principal propósito é sempre a sensibilização de toda a população para a importância dos valores da solidariedade e da paz.
            A Cáritas Brasileira abraça esse projeto e inicia,em novembro de 2014, uma nova caminhada, rumo a milhões de estrelas, milhões de luzes brasileiras pela paz e pelo fim da fome no mundo. Será garantida sua continuidade a cada ano, na perspectiva da espiritualidade, da promoção da paz e da justiça social.
            Assim, espera-se que o Projeto 10 MILHÕES DE ESTRELAS adote um processo pedagógico para pautar questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma verdadeira constelação humana, pela Paz e contra a fome e a pobreza extrema.

            Em seu primeiro ano no Brasil, a proposta do projeto é dar suporte a ações relacionadas ao fim da fome e da pobreza. Para alcançar esse objetivo, a Cáritas produziu as velas do 10 Milhões de Estrelas. O excedente dos recursos arrecadados será investido em projetos sociais nas paróquias, comunidades e Cáritas Diocesanas. O valor de compra da vela é de R$ 3,00.
Convidamos você a fazer parte dessa constelação.  Na noite do Natal, faça brilhar a estrela da paz e da solidariedade.
            Entre em contato com a sua regional Cáritas e veja como adquirir as velas. 
2 – Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios 
E-mail: caritaspalmeiradosindios@gmail.com
Fone: (82) 3421-2588 - Preço da vela: R$ 3,00


Oração
Senhor Deus de ternura e bondade!
Nós vos louvamos e agradecemos porque nos revelastes vosso mistério de amor em Jesus, vosso Filho e nosso Salvador.
Alegres, proclamamos que Ele é a luz do mundo. Confiantes, ousamos dizer: nós somos luz do mundo, como Ele nos pediu.
Nesta Noite de Natal, pela luz desta vela, abençoai nossas vidas e de nossas famílias.
Ajudai-nos Senhor, pela força do Evangelho:
a sermos luminosos/as e a espalhar a luz do Amor e da Justiça;
a sermos como estrelas na Terra, promovendo a Paz e o fim da fome no mundo; 
E assim, sermos uma só Família Humana, com pão e justiça para todas as pessoas. 

Amém. 

Comentários