CELEBRAÇÃO DOS 130 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO E II JORNADA EUCARÍSTICA PAROQUIAL EM PIRANHAS- AL


Com muito entusiasmo a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e São Francisco de Assis, Piranhas- AL, celebrou os 130 anos de vida catequética nessas terras. Uma história ora oral, ora documentada nos remete a um passado que se reveste de esplendor e que canta beleza, cultura e religiosidade de homens e mulheres que nasceram com características fortes e portentosas.
Comemorar 130 anos de evangelização em Piranhas, antes de mais nada, é se intrometer  no passado; “com quem já morreu, com quem está vivo e no peito guarda um tesouro valioso”. Não adianta falar em religiosidade católica nas terras piranhenses sem lembrar a visita de sua majestade Dom Pedro II, o Imperador do Brasil. Ele que percorreu da foz do São Francisco em Piaçabuçu  até nossas terras. Hoje conhecida como a Rota do Imperador. Ele que rezou missa em Maceió na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres fazendo um pedido a Dom Frei João da Purificação Marques Perdigão – bispo de Olinda e Recife – naquele ano de 1859, segundo Ledo Ivo. Tal pedido consistia em que nas paragens margeadas do São Francisco em terras Alagoanas, onde sua comitiva passasse, fossem tornadas freguesias e visitadas pelos missionários franciscanos.
Mas foi pelas mãos de Dom José Pereira da Silva Barros – bispo de Olinda e Recife na ocasião,  25 anos após,  que criou-se em 20 de julho de 1885, pela Lei provincial nº 964, a freguesia de Piranhas sob condição da construção do templo e sob a invocação e égide de Nossa Senhora da Saúde.
As celebrações aconteceram de 30 de julho a 02 de agosto de 2015 e tiveram seu inicio com a procissão fluvial da comunidade de Entre Montes para Piranhas onde foi recebida pelo povo. Neste dia quem conduziu esse grande momento foi o bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de matos, que durante a missa falou da importância de analisar o passado como fonte para mudanças presentes.
Continuando os festejos, fez-se presente o Pe. José Augusto Silva Melo que relatou um pouco do tempo em que esteve presente no meio daquele povo e quão gratificante é a experiência de um povo que tem história.
O Padre Paulo Henrique que é filho natural do Distrito Piau também esteve presente na terceira noite e trouxe como análise o ânimo juvenil que deve acontecer dentro de uma história de um povo.
Esses acontecimentos tiveram como culminância a fé do povo expressada na II Jornada Eucarística, momento onde não se contava a multidão; todos em busca de Jesus na Eucaristia. Caminhada de duas horas com adoração e muitos louvores. Os movimentos participaram de todo esse ato de fé. Todo esse momento foi encerrado com a celebração eucarística presidida pelo Padre Luciano Rodrigues, filho da terra, que também buscou relembrar que sua catequese nessas terras inspiraram seu sacerdócio.

Na fé em Cristo todos nós somos chamados a viver num só coração. Que a Mãe da Saúde, padroeira dessa comunidade paroquial abençoe a todos.

Pe. Antônio de Pádua




















Comentários

Postagens mais visitadas