FORMAÇÃO PREBISTERAL SOBRE A GAUDIUM ET SPES PARA O CLERO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS


O Clero da Diocese de Palmeira dos Índios juntamente com o seu Bispo Diocesano, o Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Dulcênio Fontes de Matos, tendo vivo em seu coração aquilo que prescreve o Código de Direito Canônico no cânon 279, § 2“(...) os sacerdotes frequentem as palestras de pastoral que devem ser programadas para depois da ordenação sacerdotal e, nas datas determinadas por esse direito, participem de outras palestras, encontros teológicos ou conferências nos quais tenham ocasião de adquirir conhecimento mais profundo das ciências sagradas e dos métodos pastorais”; reuniu-se entre os dias 14 e 17 de Agosto para mais um Período de Formação Presbiteral, a qual teve por tema: A Gaudium et Spes: Natureza, Estrutura e Perspectivas para a Igreja de Hoje.
A Formação Presbiteral teve início com o jantar, o qual foi seguido com um esboço geral do tema. Toda a temática foi desenvolvida e enriquecida graças a presença, maestria e as conferências do Prof. Dr. Anderson de Alencar Menezes, que entre outros títulos é, Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pela UNISAL – Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal e que exerce a docência como Professor na Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Campus Arapiraca.
Chamada de “Pastoral” a Constituição Gaudium et Spes busca tratar da Igreja e sua ação no mundo. Para tanto, esta Sagrada Constituição procura em suas duas partes lançar respectivamente: a Doutrina da Igreja sobre o homem, suas relações com os demais, com a sociedade na qual está inserido, bem como, aborda algumas questões que são fundamentais para a atualidade. Por outro lado, a Gaudim et Spes procura lançar perspectivas para a realização de uma nova cultura, de uma nova civilização e de uma nova ética pessoal, familiar, educacional, econômica, política, social e, acima de tudo, de uma nova Pastoral capaz de dialogar com a sociedade e com o homem moderno.
Por fim, a Formação Presbiteral chegou a termo com um almoço, mas pode-se destacar que estes dias de formação tiveram por objetivo possibilitar aos Padres da Diocese Palmeira dos Índios uma maior compreensão da Gaudium et Spes, Constituição do Vaticano II, aprovada pelo Papa Paulo VI a 07 de Dezembro de 1965, tendo como base a Natureza e a sua Estrutura para, a partir dos debates e discussões fruto das conferências do Prof. Dr. Anderson, poder compreender as perspectivas que a referida Constituição lança para a Igreja nos dias de hoje, bem como, aplicar na realidade de cada uma das Paróquias que, com suas características culturais, sociais e pastorais diversas, formam a Diocese de Palmeira dos Índios.


Pe. Antonio Ionas Bernardino Ferreira











Comentários

Postagens mais visitadas