33ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS


Avaliar-se é uma constante do ser humano. Todos os dias nos avaliamos, buscando mudar aquilo que julgamos necessário e passível de correção. Desse modo, também, enquanto Diocese de Palmeira dos Índios, anualmente o clero e as representações leigas das paróquias que a constituem, se reúnem para refletir as preocupações da missão de nossa Igreja Particular. Desta feita, nos dias 26, 27 e 28 do corrente mês, novembro, do ano da Graça do Senhor, 2015, realizou-se a 33ª assembleia de pastoral. Nesta, a temática escolhida para estudo e aprofundamento foi o Documento 102 da CNBB – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2015-2019.
Na abertura, o bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, exortou a todos os presentes a necessidade de, enquanto cristãos autênticos, seguirmos e servirmos ao Senhor como fiéis apóstolos, entendendo que, como nos diz São Paulo, anunciar Cristo não é motivo de glória, mas é uma obrigação que nos foi imposta. Para isso, é preciso sair da condição cômoda de espectador, para sujeitos ativos e partícipes da missão de Cristo, confiada a nós de: ir e produzir frutos, os produzir em abundância.
Para fomentar tais preocupações, os Padres Antônio Ionas Bernardino, Leandro Marques e Adalto Vieira apresentaram o documento 102 na íntegra, salientando que o seu objetivo é fazer com que todas as Igrejas caminhem no mesmo ritmo e no mesmo patamar. Este documento é fruto da Assembleia Geral da CNBB em 2015 e surge à luz da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, do Papa Francisco. As colocações feitas ressaltaram a urgência de reflexão pessoal e pastoral, pois como é triste para um cristão falar de tudo e não falar de Jesus Cristo. Ratificaram ainda, que ninguém pode ser apóstolo de Jesus, sem antes ter feito um encontro com Ele. Quando exercemos alguma função dentro da Igreja (apostolado eclesial) temos que fazer com que a nossa vida seja embasada dentro dos princípios evangélicos, compreendendo, contudo, que para fazer a vontade de Deus é necessário deixar-se moldar por Ele.
Além da formação, de estudos, no intuito de perceber os desafios paroquiais e buscar em conjunto possíveis ações que as minimizem, também, foram realizadas atividades intercaladas com momentos de espiritualidade, pois antes de tudo está Cristo a frente, para nos conduzir e orientar, afinal a Obra é Dele, nós somos seus servos.
Finalizou-se o encontro com a elaboração do calendário diocesano de atividades a serem desenvolvidas no ano de 2016, o qual inclui a programação da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, do Ano da Misericórdia e as propostas, a saber: Inserir a família no âmbito da misericórdia; Conscientização catequética e uso do diretório como subsídio de estudo e formação pelas pastorais e grupos de oração e; Investir na continuação da escola da fé, com formação bíblica, por paróquia.
A certeza reacendida durantes estes dias, sem dúvida, foi a de que em nossos ministérios devemos respirar e transpirar nossa fé. E uma inquietação acerca de tudo o que foi discutido e exposto é que nós podemos e devemos fazer mais pela propagação do Reino de Deus em nossas comunidades paroquiais.
Que Nossa Senhora Mãe do Amparo, matrona de nossa Diocese, rogue a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de seu Filho, Jesus Cristo.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Edivânia Alves de Oliveira














Comentários