DIOCESE DE P. DOS ÍNDIOS SEDIA 27.° ENCONTRO ESTADUAL DA CEBS

Num clima de alegria a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Mata Grande, Diocese de Palmeira dos Índios, no Alto Sertão Alagoano, acolheu com muito carinho nos dias 25, 26 e 27 de agosto o 27.° Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, tendo a participação de 110 pessoas vindas das diversas paróquias das Dioceses de Penedo, Palmeira dos Índios e da Arquidiocese de Maceió.
O Assessor do encontro foi Givaldo Pinheiro, psicólogo e catequista, com uma vasta experiência na área educacional e pastoral na Arquidiocese de Maceió. O tema trabalhado: “CEBs, e os desafios no Mundo Urbano”. Onde foi muito bem dinamizado, dando destaque como reflexão as palavras do Salmo 106, 2 “Se o Senhor não edificar a cidade em vão trabalharam os que a constroem”.
“No meio Urbano são vistos diversos desafios sociais, políticos, culturais e religiosos – onde todas as forças econômicas estão centradas nas cidades, porém nem todas estão a serviço do povo, cada cidade tem suas características e valores. Mas, como viver a fé no meio dos conflitos? Como celebrar a fé no meio das desigualdades da cidade? Como transmitir a fé sem que ela se torne a legitimidade de uma sociedade dividida em classes?”, destacou o assessor.
A cidade de Mata Grande tornou-se calorosa na acolhida dos participantes, que mesmo na época fria e chuvosa, tornou-se “quente” com o calor humano e fraterno do Pároco Pe Gilberto Pereira de Amorim, da equipe de serviço local e das famílias matagrandenses que abriram suas portas para hospedarem os irmãos que foram participar deste grande evento a nível estadual.
A celebração da Santa Missa e os momentos de mística no encontro foram extremamente Marianos, relembrando os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, o Tricentenário do encontro nas águas do Rio Paraíba do Sul da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos pescadores e a comemoração também dos 180 anos da criação da Paróquia de Mata Grande.
A noite cultural foi marcante com a apresentação dos Povos Indígenas Kalankós e o Grupo da Terceira Idade e dos Jovens da Paróquia de Mata Grande, onde abrilhantaram a noite e conquistaram a estima dos participantes do encontro.
O final do encontro deu-se no domingo dia 27 de agosto com o envio dos irmãos para suas respectivas paróquias e com o café da manhã. Por ser o Dia do Catequista, o encontro encerrou-se pela manhã para que os catequistas que participavam do encontro também pudessem celebrar o seu dia nas suas comunidades de origem.
Algo marcante dado destaque pela data 27 de agosto foram alguns eventos acontecidos coincidentemente na mesma data. Em Maceió comemorou-se o dia da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, em Olinda e Recife os 18 anos da páscoa de Dom Helder Câmara, os 11 anos de falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida, em Mariana - MG e a entrada no convívio celeste de Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da Paraíba, grande bispo defensor dos direitos humanos, uma data que certamente ficará marcada na vida das CEBs.
(Rita de Assis Costa
Pela Equipe das CEBs - Diocese de Palmeira dos Índios –AL)














Comentários