DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS, ALAGOAS, PROMOVE II ENCONTRO ANUAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO COM O TEMA: “Falar com o coração: testemunhando a verdade no amor (Cf. Ef 4, 15).”
DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS, ALAGOAS, PROMOVE II ENCONTRO ANUAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO COM O TEMA: “Falar com o coração: testemunhando a verdade no amor (Cf. Ef 4, 15).”
No ultimo domingo, dia 03 de Setembro, aconteceu no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII, na cidade de Palmeira dos Índios, o II Encontro Anual da Pastoral da Comunicação da nossa diocese.
O evento promovido pela equipe diocesana da comunicação, reuniu quase 250 pasconeiros de diversas paróquias e capelas. Dentre os palestrantes, estiveram presentes, o Coordenador diocesano da Pascom, Padre Lázaro, o bispo diocesano Dom Manoel Filho, Vice coordenadora do Pascom do Regional Nordeste 2 e coordenadora arquidiocesana da pascom de Maceió, Maria Cicera, os agentes da arquidiocese de Maceió, Keyla, Marcus Felipe, Wanderlan e Emerson além de especialistas da trakto design para uma apresentação da ferramenta.
Na oportunidade contamos com agentes de todas as paróquias que enviaram representantes para participar de momentos formativos sobre a fotografia, construção de textos informativos, e espiritualidade dos “pasconeiros”, além de algumas orientações para a direcionamento das ações da pastoral da comunicação (PASCOM) nas paróquias.
Falar com o coração: testemunhando a verdade no amor. Dom Manoel de Oliveira Filho, nosso bispo diocesano, recordou as palavras do Papa Bento XVI, “O programa do cristão é um coração que vê”. Onde podemos rememorar a fala do Papa Francisco no 57° dia mundial das comunicações sociais, segundo o Sumo Pontífice, foi o coração que nos moveu para a comunicação aberta e acolhedora.
O tema referenciado, nos leva a refletirmos sobre a citação bíblica, “Falar com o coração: testemunhando a verdade no amor (Cf. Ef 4, 15).” O pasconeiro é chamado a ser comunicador do amor de Deus através das mídias sociais, pois somos aquilo que comunicamos. “quem fala ama o outro” [...] comunicar é um trabalho que deve ser feito com amor. O encontro serve para permitir a aproximação e a troca de experiencia entre os comunicadores da diocese nos momentos formativos e espirituais.
No segundo Encontro Anual da Pascom, o coordenador diocesano da pascom, padre Lázaro José, expôs sobre Dicastério para a comunicação: rumo a presença plena: uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais. O dicastério provê às necessidades da missão evangelizadora da igreja, utilizando os modelos de produção, as inovações tecnológicas e as formas de comunicação atualmente disponíveis e aquelas que poderão desenvolver-se no futuro. Em 2023, o dicastério para a comunicação disponibilizou um documento que faz uma reflexão pastoral sobre participação nas redes socias.
Na programação do dia tivemos a santa missa presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Manoel de Oliveira de Oliveira Filho, seguidamente de participações relevantes para a nossa atuação em comunidade como o Domingos Braga e Kaio Alerrandro apresentou o Trakto design: um novo jeito de construir cards. Os agentes vivenciaram um momento com a psicóloga Gabrielle Florence que abordou “a ansiedade e procrastinação na vida pastoral”.
A pascom, com sabem, vai além do que se vê, não apenas transmitimos, fotografamos ou fazemos cards, antes disso somos pastoral e temos que saber dialogar pacientemente com palavras amáveis e assim, “o coração fala ao coração”, São Francisco Sales. O segundo encontro anual diocesano da pascom de Palmeira dos Índios foi encerrado com um lual, no centro
O encontro contou ainda com uma palestra sobre ansiedade, realizada pela Psicologa Gabriele e a primeira reunião formativa anual presencial com mais de 30 articuladores de pascons paroquiais.
.
.
.
.
.
FOTOS: Marcelo e Jéssica (Equipe diocesana da Pascom)
PASCOM - Diocese de Palmeira dos Índios, Alagoas.











.jpg)
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentários em breve manteremos contato.