III Caminhada Jovem da Diocese de Palmeira dos Índios

Quaresma: tempo de penitência!
Ao Pai voltemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão!

Por Milenne Barbosa Teixeira*


         A Quaresma é como há muito sabemos, um tempo de conversão. Esse é um tema que jamais perde a sua atualidade na vida cristã, por isso queremos mais uma vez refletir sobre ele. Mais um ano o Senhor nos concede a graça de viver este tempo forte de conversão que é a Quaresma. Tempo favorável ao arrependimento e ao retorno a casa paterna. Tempo de fazermos a experiência do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo. Alguns passos somos chamados a dar neste tempo de reflexão e de mudança de vida; a igreja nos indica três: a oração, o jejum e a esmola. Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca". Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma. Santo Agostinho dizia que "o pecador não suporta nem a si mesmo", e que "os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria". A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.
        
Os jovens da paróquia de São Cristóvão ofereceram à toda paróquia em especial aos Jovens a possibilidade de viver um momento de oração. Aos jovens, o santo Padre os exortou a “Viver a Quaresma com um autêntico espírito penitencial, como um retorno ao Pai que a todos espera com os braços abertos.” Neste tempo quaresmal, os jovens são convidados para fazer sua penitência: trata-se da Via-Sacra. O evento aconteceu no dia 24 de março, com inspiração “Ao Pai voltemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão”, com a juventude. A concentração ocorreu a partir das 5h30min e a saída deu-se às 6h na Matriz de São Cristóvão em direção ao Cristo do Goití.


O objetivo proposto é mostrar a manifestação dos jovens no testemunho da sua fé vivenciando momentos de lazer, louvores a Deus na presença de Cristo. “Via-sacra é um caminho de doação por uma grande causa, a juventude.” O evento foi mais um passo de contribuição para a evangelização dos jovens.
        
O evento contou com a presença de duas religiosas da Congregação das Filhas do Amor Divino, 3 seminaristas e jovens da paróquia de São Cristóvão e São Sebastião.



*Articuladora da Juventude no Setor I na Diocese de Palmeira dos Índios
Coordenadora da Pastoral da Juventude – Paróquia de São Cristóvão

Comentários

  1. Muito bem!!!

    Além de articuladora da Juventude, está se saindo uma excelente jornalista. Escreve muito bem.

    Parabéns!!!

    Silvanar Soares (Tio da Irmã Suziane)
    Aracoiaba - Ceará

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentários em breve manteremos contato.