Bispos anteriores

1º BISPO DIOCESANO

DOM OTÁVIO BARBOSA AGUIAR
Dom Otávio Barbosa Aguiar nasceu em 22 de abril de 1913, na cidade pernambucana de Orobó. Sua ordenação presbiteral aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata- PE, aos 28 de abril de 1935. Nomeado Bispo Auxiliar de São Luís- MA e Titular de Gergi, foi ordenado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Limoeiro- PE, em 30 de janeiro de 1955.
Após pouco mais de um ano, foi transferido para a Diocese de Campina Grande- PB, cuja posse se deu em 19 de maio de 1956. Transferido para Palmeira dos Índios, tomou posse na mesma cerimônia de criação da Diocese, em 19 de agosto de 1962, tornando-se seu primeiro Bispo.
Coube-lhe lançar as bases da nova Diocese, instalando a Cúria e organizando toda a dimensão pastoral. Do seu labor apostólico, destacamos: a fundação do Seminário Menor, em 2 de março de 1969; a criação de cinco paróquias; a ordenação de dez Padres; a divisão da Diocese em três Foranias Pastorais. Como Emérito, foi o sagrante principal de Dom Fernando Iório Rodrigues.
Faltando dez anos para completar a idade canônica, em 29 de março de 1978, renunciou o governo da Diocese e passou a residir em Maceió- AL, onde faleceu aos 91 anos de idade, em 8 de dezembro de 2004. Seu corpo está sepultado na Praça Bom Pastor, ao lado da Catedral de Palmeira dos Índios.

2º BISPO DIOCESANO

DOM EPAMINONDAS JOSÉ DE ARAÚJO
Dom Epaminondas José de Araújo nasceu em Caiçara- PB, aos 19 de março de 1922. Foi ordenado presbítero em 12 de agosto de 1945. Nomeado para a Diocese baiana de Ruy Barbosa, foi ordenado Bispo, em 23 de março de 1960. Tornou-se o primeiro Bispo de Ruy Barbosa, pastoreando-a de 1960 a 1966; depois, também o primeiro Bispo de Anápolis- GO, de 1966 a 1978, quando se deu sua transferência para Palmeira dos Índios.
Seu pastoreio na Diocese palmeirense durou apenas seis anos, de 5 de junho de 1978 a 1984. Do seu trabalho pastoral, destacamos a ordenação de seis Padres e um Bispo do clero local, Dom Jorge Tobias de Freitas. Sentindo-se cansado e adoentado, faltando treze anos para a idade canônica, renunciou o governo pastoral. Após sua renúncia, residiu em João Pessoa- PB, onde faleceu aos 88 anos de idade, em 9 de junho de 2010, e lá foi sepultado.

3º BISPO DIOCESANO

DOM FERNANDO IÓRIO RODRIGUES
Dom Fernando Iório Rodrigues nasceu em 23 de junho de 1929, na capital alagoana Maceió. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 30 de dezembro de 1953. Eleito Bispo de Palmeira dos Índios, foi ordenado em Maceió, a 29 de maio de 1985. Sua posse na Diocese palmeirense se deu em 30 de junho do mesmo ano.
Destacou-se por sua erudição, autor de inúmeros livros e de músicas litúrgicas. Impulsionou a formação acadêmica com a instalação do curso de Teologia Pastoral e a criação da FACESTA (Faculdade Católica São Tomás de Aquino), além dos convênios estabelecidos com a UFAL, o CESMAC e, por seu empenho, a instalação do antigo CEFET, atual IFAL.
Ademais, destacamos de seu trabalho pastoral: a construção da Vila do Idoso e do Lar Sacerdotal; a ordenação de quarenta e três Padres; a criação de treze paróquias. Seu governo pastoral durou vinte e um anos, até que renunciou por idade, em 12 de julho de 2006. Voltou a morar em Maceió, onde faleceu aos 81 anos, em 20 de março de 2010, e foi sepultado no Campo Santo Parque das Flores.

4º BISPO DIOCESANO

DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS
 
Dom Dulcênio Fontes de Matos nasceu em Lagarto- SE, no dia 19 de outubro de 1958. Foi ordenado presbítero em sua cidade natal, a 14 de dezembro de 1985. Nomeado Bispo Auxiliar de Aracajú- SE e Titular de Cozila, foi ordenado na Sede Diocesana de Estância- SE, em 16 de junho de 2001.
Transferido para Palmeira dos Índios, tomou posse em 9 de setembro de 2006. Do seu trabalho pastoral, destacamos: a fundação da Fazenda da Esperança e da Casa do Menor; a criação do jornal da Diocese Igreja em Ação e do programa radiofônico A Hora Católica; a reforma do Centro Pastoral Pio XII; a criação de sete paróquias; como Bispo Diocesano, ordenou vinte e um Padres e dois Bispos do clero local, Dom José Francisco Falcão de Barros e Dom Hélio Pereira dos Santos, e, após sua transferência, ordenou mais três Padres.
Marcou sua dedicação pela promoção das Obras das Vocações Sacerdotais (OVS) e sua atenção pelas pastorais e movimentos nos vários setores da Diocese. Após onze anos de governo pastoral, foi transferido para a Diocese de Campina Grande- PB, em 11 de outubro de 2017. Sua posse na Sede campinense aconteceu em 2 de dezembro do mesmo ano.



___________________________________
Nota explicativa:
Como não foram encontrados, em boa qualidade, os Brasões Episcopais originais de Dom Otávio e de Dom Fernando, ambos foram refeitos, valendo-se dos meios gráficos modernos, pelo Pe. Janildo Vaz de Medeiros, que buscou preservar a originalidade simbólica e heráldica.

Comentários

Postagens mais visitadas