Pastoral da Sobriedade realiza I Curso Regional de Formação e Capacitação de Novos Agentes


  Cerca de 70 pessoas estiveram reunidas em Lagoa Seca-PB, para participar do I Curso Regional de Formação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade, nos dias 09 a 11 de março. O evento contou com a assessoria do padre Robério Camilo, assessor eclesiástico da pastoral; Maria da Guia Costa, coordenadora regional; e de Ernestina Flores, integrante da coordenação nacional da pastoral. O Bispo referencial, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve presente durante todo o evento. 

A ideia de realizar o curso, segundo o Pe. Robério, nasceu na 46ª Assembleia Pastoral Regional, realizada em setembro de 2011, cujo tema foi “Na Tríplice Missão da Igreja: A Caridade”. “A Pastoral da Sobriedade expôs uma oficina e houve uma sensibilização muito grande, de modo que saímos com o compromisso concreto de fazer esse curso como resposta ao principal grito detectado na assembleia; que foi o grito do jovem, da família, dos dependentes químicos. O curso, portanto, é uma resposta da Igreja a essa situação gritante das drogas no nosso Regional”, afirmou.

Para Dom Dulcênio, a realização do curso é fundamental porque vêm a ajudar a sanar um dos grandes desafios enfrentados pela Pastoral da Sobriedade no Regional, que é a formação de leigos. “A Pastoral já existe em algumas Dioceses do nosso Regional; porém ainda precisamos fazer muito. Ela precisa estar presente em todas as Dioceses. Nós nos deparamos com a realidade da dependência química em todo o Regional e é urgente que formemos agentes de pastoral; pessoas que estejam empenhadas e preparadas para ajudar a modificar essa realidade”, explicou.

Formar agentes e atingir a todas as Dioceses também é meta da Pastoral a nível nacional, afirmou a coordenadora Ernestina Flores: “Até o presente nós já fizemos mais de 4 milhões de atendimentos por todo Brasil; temos 780 grupos de autoajuda,  e estamos em todos os Regionais, em 138 dioceses e 1780 paróquias. A nossa meta é atender todas as Dioceses, formando voluntários para atender, para orientar, para levar esperança para famílias que sofrem com o flagelo das drogas; e também para levar a esperança da sobriedade para o dependente químico”.

 No Regional Nordeste 2 a Pastoral da Sobriedade se encontra presente em 32 grupos nas (Arqui)dioceses de Olinda e Recife; Paraíba; Natal; Guarabira; Caruaru; Salgueiro e  Garanhuns. 


Fonte: http://www.cnbbne2.org.br/2012/03/pastoral-da-sobriedade-realiza-i-curso.html

Comentários