Abertura da 31º Assembleia Diocesana de Pastoral


Na noite do dia 07 de novembro, todo o clero da Diocese de Palmeira dos Índios, religiosos e religiosas, unidos a seu bispo, Dom Dulcênio Fontes de Matos, junto à grande número de fiéis leigos, reuniram-se no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII para realização da 31º Assembleia Diocesana de Pastoral, que irá até o dia 09 – sábado próximo.
A celebração de abertura foi organizada pelos jovens do Setor Santana, que proporcionaram aos presente um momento reflexivo. Na apresentação de um ato teatral, foram encenadas algumas das realidades palpáveis, nesta diocese, em relação a juventude e como a vivencia da Igreja, em suas mais diversas pastorais e serviços, têm modificado a vida de inúmeros jovens que já foram alcançados pelos braços que são os do próprio Cristo, braços daqueles que se dispuseram a evangeliza-los.
Assim começaram os trabalhos da assembleia que tem como ponto principal a evangelização da juventude, e se motiva na última Jornada Mundial da Juventude, acontecida em julho passado. Da JMJ 2013 a assembleia tomou o seu lema “Ide, e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
Na cerimônia de abertura Dom Dulcênio dirigiu breves palavras, afervoradas com o afeto de pastor que percebe as necessidades de suas ovelhas, o prelado afirmou que a evangelização da juventude, tema desta assembleia, deve partir da escuta aos jovens criando uma cultura de solidariedade rejeitando a cultura do egoísmo, individualismo e do descartável. Conclamando a construir um mundo de irmãos, uma Igreja que é casa de todos, reafirmou o que disse-nos sua santidade, o Papa Francisco, esta é a missão dos jovens: ser protagonistas das mudanças sócias. 
Todos os setores da diocese apresentaram as atividades realizadas, principalmente em relação a juventude, manifestando os primeiros passos que já norteiam a ação direcionada à evangelização da juventude.
Na ocasião foram também apresentadas as propostas de um curso de teologia pra leigos semipresencial, favorecido pela Faculdade Católica Santo Tomás de Aquino (FACESTA), que terá início no dia 14 de março de 2014 e ainda um congresso sobre o Concilio Vaticano II que acontecerá no ano de 2015.

O conferencista, Pe. Valmir Galdino Paes, encerou a noite como uma breve introdução sobre o que será desenvolvidos nestes dias de assembleia, como proposta para ações concretas da evangelização da juventude. Salientou o presbítero: só por meio da oração esta assembleia terá a capacidade de produzir frutos.


Comentários