ESPECIAL DE SEMANA SANTA NA CATEDRAL


Adoração à Santa Cruz

Na Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios Nossa Senhora do Amparo, a Semana Santa foi um momento oportuno de muitas graças e bênçãos advindos do mistério da Paixão, Morte e gloriosa Ressurreição do Senhor. 
Tendo à frente da coordenação da sagrada liturgia deste tempo especialíssimo o seu Pároco Pe. Thiago e a colaboração do vigário paroquial Pe. Antônio Bernardo e do Diácono Leandro, foi uma semana marcada pela piedade e por belíssimas celebrações ativamente participadas por todo o povo. Saliente-se as presenças o Senhor Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos que pontificou as principais celebrações litúrgicas e dos seminaristas da diocese que serviram em todas elas, dando assim sua colaboração ao serviço litúrgico.

DOMINGO DE RAMOS

Tendo seu início no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor (13), todos se reuniram às 9h da manhã na Igreja de São Pedro, Santuário Eucarístico da Diocese, para a solene procissão de Ramos, presidida por Sua Excelência Dom Dulcênio Fontes de Matos. Na ocasião estiveram presentes os seminaristas do propedêutico, o Pároco da Catedral Pe. Thiago e o Diácono Leandro. Em sua prédica, antes de iniciar a procissão, Dom Dulcênio exortou a todos a uma participação viva e piedosa dos mistérios nos quais iríamos adentrar naquela Semana bendita em que celebramos o grande dom de nossa Redenção.  Após a benção dos ramos, todos saíram em procissão cantando a Deus hinos de louvores e bendizendo o Messias que veio nos salvar. A procissão de ramos percorreu as principais ruas da cidade, dirigindo-se à Catedral, onde deu-se a Santa Missa do Domingos de Ramos. 

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

Narração da Paixão do Senhor

SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA MAIOR

Entre a segunda-feira e a terça-feira santa, aconteceram missas  na Catedral com boa participação de penitentes. Foram dias privilegiados sobremaneira para a recepção do sacramento da Penitência e de práticas piedosas.
Na terça-feira maior, houve a missa para os enfermos às 9h. Muitos enfermos, doentes e necessitados da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e de outras paróquias da cidade,  vieram à Catedral para, nesta missa, receberem o sacramento da Unção dos Enfermos. A missa foi presidida por Pe. Thiago, com a assistência do Diácono Leandro e a indispensável colaboração de Pe. Antônio, que assistia aos doentes na Santa Confissão.
Já na quarta-feira santa, houve a tradicional Procissão do Encontro com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. A imagem do Senhor dos Passos foi trazida pelos homens, vindo da Capela São José no Paraíso e a imagem de Nossa Senhora das Dores, trazida pelas mulheres, veio do bairro Vila Nova, encontrando-se na Catedral às 19h. Logo após deu-se a santa missa. Foi um momento muito forte de piedade popular e contemplação do mistério da paixão. Estes eventos tiveram a condução de Pe. Antônio Bernardo.


QUINTA-FEIRA SANTA E TRÍDUO PASCAL


Na quinta-feira santa, às 10h, reuniu-se todo o clero para a Missa Crismal na qual se renovam as promessas sacerdotais e são consagrados os Santos Óleos dos Catecúmenos, do Crisma e da Unção dos Enfermos.
Todos os padres da diocese estavam presentes, excetos alguns que se encontravam enfermos. Dom Dulcênio dirigiu aos padres palavras de encorajamento na fé e no ministério, salientando sua importância para toda a Igreja Diocesana de Palmeira dos Índios, eles que são fiéis colaboradores da Ordem Episcopal. Também lembrou ao povo o seu indispensável dever de rezar sempre prelos padres. No final, Dom Dulcênio pediu oração pelos padres enfermos e por aqueles já idosos, por quem devemos ter gratidão e reconhecimento.
Ao final, houve um almoço de confraternização no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII.



Já o Sagrado Tríduo Pascal, teve início com a Missa da Ceia do Senhor às 17h da quinta-feira. Todo o Tríduo foi solenemente presidido por Dom Dulcênio. Momento forte da Missa do Lava Pés, foi o gesto simbólico em que Dom Dulcênio lavou os pés de 12 homens da comunidade, sinalizando para o mandamento do amor e do serviço que Jesus nos deixou.
Ao término da missa, deu-se a transladação do Santíssimo Corpo de Cristo para o Altar da Reposição onde foi adorado até às 00h.
A sexta-feira santa, começou logo cedo às 4h30min, com a tradicional Via Sacra rumo ao Cristo do Goiti. A Via Sacra foi dirigida por Dom Dulcênio e os seminaristas. Em cada estação, meditou-se o Tema da Campanha da Fraternidade 2014 sobre tráfico humano.
Via Sacra rumo ao Cristo do Goiti

Dom Dulcênio dirige a Via Sacra na Sexta-feira Santa


Multidão de fiéis acompanha a tradicional via sacra
Já às 15h, Dom Dulcênio presidiu a solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. Estavam presentes Pe. Thiago, Pe. Antônio, Mons. Odilon e o Diácono Leandro. Em suas palavras, o Bispo salientou a grande graça trazida a todos nós pelo sacrifício redentor de Jesus na Cruz.  A celebração prosseguiu com a procissão das imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, que a seu término ficaram exposta na catedral para veneração dos fiéis.
Dia de silêncio e meditação, o Sábado Santo prosseguiu até as 22h, quando todos os fiéis se reuniram à frente da Catedral para a Solene Vigília Pascal. Em torno da fogueira, todos rodearam o Senhor Bispo para a benção do fogo novo. Foi aceso o Círio Pascal levado pelo Diácono para o interior da igreja ao eco do  solene lumen Christi. Proclamada a Páscoa, Dom Dulcênio dirigiu edificantes palavras a todos os fiéis que lotaram a Igreja Catedral. Falou o prelado sobre o dom da Páscoa que celebrada ano após ano nunca perde seu fulgor, sua novidade. Falara também que há 28 anos celebra o Tríduo Pascal e, a cada ano, sente a emoção de estar perto de Cristo vivo e ressuscitado, a renovar a nossa vida com sua luz, com seu amor redentor. Após a missa da vigília, deu-se a procissão do ressuscitado.
Assim realizou-se, no feliz e glorioso Domingo de Páscoa, mais uma vez em nossas vidas, a glória de Deus, a manifestação de seu Amor, a presença viva de sua Redenção, o fulgor de sua Graça em Jesus Vivo e Ressuscitado.
Feliz Páscoa a todos os diocesanos de Palmeira dos Índios!


Imagem de Nossa Senhora das Dores em Tradicional Procissão do encontro

Procissão do Senhor Morto na Sexta-feira Santa

Veneração às imagens sagradas do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores

Dom Dulcênio, Diácono Leandro e seminaristas nas celebrações na Catedral 

Diácono Leandro narrando a Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa na Catedral


Diácono Leandro


Comentários

Postagens mais visitadas