A UNIDADE DA IGREJA VIVENCIADA EM 21 DIOCESES

Bispos do Regional Nordeste 2

Ao longo dos dias, 19, 20 e 21 de fevereiro, a Diocese de Palmeira dos Índios foi a sede do episcopado de 21 Dioceses que compõem o Regional Nordeste 02 da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas).
Segundo o Código de Direito Canônico (Cân. N.º 369), “a diocese é a porção do povo de Deus confiada a um bispo com a cooperação de um presbitério”. E para todo o povo de Deus, que vivenciou este momento único, ver todos os bispos reunidos em Palmeira dos Índios significa que a unidade da Igreja Católica Apostólica Romana vem sendo cada vez mais difundida e vivenciada nas dioceses, comprovando o trabalho de cada bispo para a messe do Senhor.
Além dos trabalhos administrativos e outros compromissos, diversos momentos foram vividos nestes dias, entre eles os momentos de intensa oração na aconchegante Capela do Centro de Treinamento Pastoral Pio XII.
A Liturgia das Horas, a Santa Missa e a oração pessoal de cada bispo por sua diocese e por todo o Regional Nordeste 02, mostrou o quanto cada um desses pastores do povo Cristão é empenhado em dar a vida por seu rebanho.
O Documento 100 da CNBB (Comunidades de Comunidades: uma nova paróquia) diz: “os bispos devem cuidar da esperança para que haja sol e luz nos corações”. Com a unidade do episcopado pertencente ao Regional Nordeste 02 da CNBB, entendemos que haverá sim, “sol e luz nos corações” de membro desta porção do povo de Deus.
A PASCOM – Diocese de Palmeira dos Índios registrou estes momentos de fé e unidade na Capela, para que o povo de Deus possa ver através das imagens o quanto nossos pastores rezam e lutam pela evangelização e por comunidades cada vez mais repletas da paz que só a prática do evangelho pode ofertar.


Pastoral da Comunicação – Diocese de Palmeira dos Índios/AL


Comentários