IV ASSEMBLÉIA DA FRATERNIDADE ECLESIAL CLARETIANA



Nos dias de 19 a 25 de janeiro de 2015 aconteceu a IV ASSEMBLÉIA DA FRATERNIDADE ECLESIAL CLARETIANA em Palmeira dos Índios –Alagoas – Brasil. Local: Centro de Treinamento Pastoral Pio XII, situada da Rua: Manoel Gomes da Silva, 500, Centro.  “Tivemos como Tema: “A alegria do Evangelho”, e como Lema:” Em missão, conduzidas pelo Espírito Santo, para o Reino de Deus”.A IV Assembleia Geral se inicia no dia 19 de janeiro às 19h30min com a Santa Missa, presidida pelo Padre Leandro, vice-reitor do seminário, logo em seguida tivemos a abertura com a mensagem enviada por Maria Angélica Silva Céspedes Coordenadora Geral da Fraternidade Eclesial Claretiana, ausente por motivo de saúde. Leu a mensagem Luci Cleide da Silva Coordenadora da Delegação da Fraternidade Eclesial Claretiana /Brasil e nomeada pela Coordenadora Geral para presidir esta Assembleia. Rosa Gonzáles Pardo foi designada pela Coordenadora Geralpara representa-lana IV Assembleia. A mesma leu a mensagem inicial de abertura.No dia 20 de janeiro foi exposto às 10h15min o tema: Espiritualidade Claretiana: Madre Leônia pela Irmã Aparecida de Lurdes Arado M.C e Espiritualidade Claretiana: Dom Geraldo Fernandes pela Irmã Hermínia Rocha M.C. A tarde se realizou uma dinâmica com a pergunta: O que sei sobre a espiritualidade de Madre Leônia e Dom Geraldo? Houve trabalho em grupo epartilha.No dia 21 de janeiro foi exposto às 09h30min o tema: “Evangelizadores com Espírito” pela Rosa Gonzáles Pardo. Às 11h00min tivemos uma audiência marcada com o Bispo Dom Dulcênio, na qual participaram a Coordenadora da Delegação da Fraternidade Eclesial Claretiana do Brasil; Luci Cleide da Silva, Rosa Gonzáles Pardo representando a Coordenadora Geral do Chile e a Irmã Aparecida de Lurdes Arado representando o Governo Geral das Religiosas de Santo Antônio Maria Claret.No dia 23 de janeiro às 08h30min foi exposto o tema: Constituição da Fraternidade Eclesial Claretiana, capítulo III e IV, pela Elisabete Evangelista Dantas, aprovando ou rejeitando câmbios, supressão e acrescentando os artigos que precisava. A tarde continuou os trabalhos dessa vez com o Diretório. Também trabalhamos as propostas de outros artigos da Constituição e Diretório, os quais serão publicados na  Constituição e Diretório. A Irmã Dulcineia Ribeiro, superiora Geral das Religiosas missionárias de Santo Antônio Maria Claret e seu Conselho, enviaram algumas propostas para ser estudadas e avaliadas pelos membros da Assembleia. Rosa Gonzáles Pardo expôs algumas linhas de ação em relação às atividades missionárias da Fraternidade Eclesial Claretiana.No dia 24 de janeiro às 06h30min tivemos a celebração eucarística, às 08h00min tivemos como tema: Espiritualidade para escolha do Governo Geral. Para a eleição se estabeleceu que fosse feita por aclamação. Depois se fez a eleição a qual ficou designado o seguinte para o Governo Geral:
Coordenadora Geral: Luci Cleide da Silva
Vice Coordenadora: Elisabete Evangelista Dantas;
Secretária Geral: Rejane Oliveira Lino;
Ecónoma Geral: Marta Lucia Silva Costa.
No dia 25 de janeiro às 09h00min, tivemos a celebração da Santa Missa de solenidade para a Profissão de Votos na Capela do Centro de Treinamento Pastoral Pio XII. O celebrante foi o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Mattos, onde as professas de Votos Temporários: Maria do Socorro Cardoso Jordão, Marta Lucia Gomes de Mello Azevedo, Maria Lisboa, Luzia Silva de Souza e Maria de Fátima do Rego e a professa de Votos Perpétuos: Amélia Teresa Mor Cepeda consagraram suas vidas a Deus mediante os Conselhos Evangélicos de: Castidade, Pobreza e Obediência.


Ao término da missa se deu a tomada de posse do novo Governo Geral da Fraternidade Eclesial Claretiana com a benção do Senhor Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Mattos na presença das Irmãs Claretianas, Aparecida de Lurdes Arado M.C, Irmã Hermínia Rocha e dos membros da Fraternidade Eclesial Claretiana que participaram da IV Assembleia Geral. Em seguida se deu a leitura da ata correspondente, assinada pelo Bispo Dom Dulcênio, as Irmãs Claretianas representando o Governo Geral e Provincial das Religiosas Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, secretária da Delegação do Chile e os membros do novo Governo Geral da Fraternidade Eclesial Claretiana. Finalizamos a Assembleia com um almoço de confraternização.


Comentários

Postagens mais visitadas