ENCONTRO DE FORMAÇÃO LITÚRGICA


Entre os dias 21 e 23 de maio de 2015, o setor Liturgia realizou um curso de formação litúrgica. Este mesmo tinha como tema: A PIEDADE POPULAR. Com a presença de 21 Paróquias de nossa Diocese e a participação do Padre Gilberto Pereira e do Padre Siloel de Souza. A formação serviu para aprofundar de modo mais especifico sobre a maneira como nossas pequenas e grandes comunidades se reúnem para rezar.
O grande objetivo foi de enriquecer os conhecimentos de nossos leigos e de descobrir as diversas faces que a nossa igreja particular possui. Assim, com trocas de ideias, comentários e partilha o encontro foi se estruturando nestes seguimentos. Não foi uma crítica feita das formas simples de orar, porém foi sob o impulso do Espírito Santo e sob a orientação da Santa Mãe Igreja que indagamos e purificamos os modos do agir das pessoas nos momentos das rezas. Tanto que o Documento de Aparecida responde: “Quando afirmamos que é necessário evangelizá-la ou purificá-la (A Piedade Popular), não queremos dizer que esteja privada de riqueza evangélica. Simplesmente desejamos que todos os membros do povo fiel, reconhecendo o testemunho de Maria, procurem imitá-la cada dia mais. Assim procurarão um contato mais direto com a Bíblia e uma maior participação nos sacramentos, chegarão a desfrutar da celebração dominical da Eucaristia e viverão melhor o serviço do amor solidário. Por este caminho será possível aproveitar o mais rico potencial de santidade e de justiça social que encerra a mística popular” (279).

Com Maria percorremos um caminho de três dias de formação e de entendimento sobre este tema tão belo e vivido nas nossas comunidades. Porém, chega a hora de passar e de repassar. A todos que participaram: Obrigado! Deus Abençoe! 








Comentários

Postagens mais visitadas