I ENCONTRO DA JUVENTUDE, MISSÃO E PARTILHA NO SETOR SANTANA


A evangelização da juventude reflete ir ao encontro do outro, anunciar Jesus para que todos sejam discípulos de Cristo. Deus suscitou o desejo da Igreja, olhar para a juventude para que tenhamos uma juventude sadia de corpo e alma. Arregacemos as mangas e vamos anunciar, afinal: “A Igreja é, por excelência missionária! Ela existe para fazer com que Jesus Cristo seja conhecido, amado e seguido!” (Papa Emérito Bento XVI).
O setor Santana nos últimos dois anos tem assumido verdadeiramente o compromisso de evangelização, anúncio da Boa Nova de Cristo, tendo a juventude como protagonista desse processo.
No ano de 2014, a luz do Bote Fé e da Jornada Mundial da Juventude realizados no ano anterior (2013) e em resposta ao apelo constante do papa Franciscode que a juventude deveria assumir o seu papel missionário ir ao mundo evangelizar todas as criaturas, realizou-se as Missões Jovens, onde a cada mês as paróquias do setor se reuniam numa comunidade paroquial e realizavam a missão. Este ano, o setor decidiu iluminado pelo Santo Espírito de voltar-se para as comunidades periféricas de cada paróquia, entendendo que é necessário sentir o cheiro das ovelhas, sair do conforto e do comodismo das quatro paredes, e ir ao encontro dos que se acham a margem da sociedade.
O encontro realizado no dia 05 de junho objetivou a partilha de experiências de missão desenvolvidas em cada paróquia no primeiro semestre do corrente ano, 2015. Este momento contou com mais de 300 jovens advindos das paróquias de: Sagrada Família (Maravilha), São Sebastião (Poço), São Sebastião e Nossa Senhora da Saúde (Dois Riachos), Nossa Senhora do Carmo (Olivença), Santo Antônio de Pádua (Olho d’Água das Flores e Senador Rui Palmeira), Sagrado Coração de Jesus (Pão de Açúcar), São José (Tapera), São Cristóvão e Senhora Sant’Ana (Santana do Ipanema).
O mesmo foi promovido na paróquia de Senhora Sant’Ana pelo padre Adalto Vieira com a colaboração do padre Clejean Melo, além dos movimentos existentes na paróquia e da juventude de ambas as paróquias da cidade.
O evento, também, propôs com momento formativo promovido pelo seminarista Walter ao fazer uma breve explanação da mais nova encíclica do papa Francisco“Laudato si - sobre o cuidado da casa comum”, a qual trata da ecologia humana e o clima está no centro das preocupações apresentadas pelo pontífice.  Além disso, são apontadas as problemáticas e desafios de preservação e prevenção, como também aspectos da proteção à criação e questões como a fome no mundo, pobreza, globalização e escassez.
Por conseguinte, a irmã Ana e o padre Clejean conduziram o momento de partilha, onde cada comunidade paroquial fez uma explanação sobre as atividades desenvolvidas no semestre no tocante às missões, fazendo colocações relevantes, apontando alternativas para as dificuldades relatadas e sugerindo novas ações para enfrentar os desafios e desenvolver um trabalho missionário como eficácia.
Após esse momento, tivemos Adoração ao Santíssimo Sacramento, visto que este tem sido uma característica marcante das missões do setor. É importante frisar que passaram pelo encontro o padre Siloel e o padre Jean César.
Finalizamos celebrando o mistério de nossa fé e da nossa vida de comunidade:aSanta Missa, presidida pelo padre Adalto e concelebrada pelo padre Clejean. Sem dúvidas, o encontro fomentou na juventude o ardor missionário, o desejo de, a cada dia, se doar mais a Cristo no serviço aos irmãos.


Edivânia Alves de Oliveira

Paróquia de São Cristóvão – Santana do Ipanema










Comentários

Postagens mais visitadas