RETIRO ESPIRITUAL DO CLERO DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS


Nos dias 04 a 07 de julho, na Chácara João XXIII, em Salgado/SE, aconteceu o Retiro do Clero da Diocese de Palmeira dos Índios.
O tema deste ano foi “Presbítero: homem de oração, instrumento da Misericórdia e da Caridade Pastoral” e teve como pregador o Monsenhor João Carlos Acioly Paz, Vigário Geral da Diocese de Afogados da Ingazeira/BA
Estavam presentes o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Monsenhor Hélio Pereira dos Santos, escolhido pelo Santo Padre para o Episcopado e 36 sacerdotes da diocese.
Os sacerdotes chegaram ao retiro num clima de alegria e fraternidade e puderam vivenciar as pregações baseadas em três perspectivas: “O Presbítero como Homem de Oração”, “O Presbítero como Instrumento da Misericórdia” e “O Presbítero como Homem da Caridade Pastoral”.
Segundo Monsenhor João Carlos Acioly, “a oração deve estar presente na vida do Presbítero e constituir o motor e o combustível na vida presbiteral, nunca ficando para segundo plano.”
Na programação do Retiro também aconteceram as Celebrações Eucarísticas diárias, Noite Mariana, procissão luminosa e uma Celebração Penitencial, onde os Presbíteros, retirando-se dois a dois, puderam experimentar a Misericórdia através do Sacramento da Confissão que cada um, em suas respectivas duplas, conferiu ao outro.
Monsenhor Acioly frisou também que “a Caridade não pode faltar na vida do Presbitério através do respeito, da acolhida, e da ajuda mútua entre os Presbíteros, os quais em uma Diocese formam uma só família e estão no mesmo barco.”

(Padre Antônio Ionas e PASCOM Diocesana)


Comentários