NATAL NA VILA DO IDOSO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS



Para celebrar o sucesso das atividades desenvolvidas durante o ano de 2016 na casa de acolhimento de nossa Diocese, a Vila do Idoso, rezou-se a Santa Missa no dia 22 de Dezembro. Estiveram presentes na celebração os moradores, os funcionários e a diretoria da casa, bem como alguns dos amigos que sempre se fazem presentes as atividades ali desenvolvidas. A presidência da Celebração Eucarística ficou a cargo do Bispo Diocesano, que compõe a diretoria da casa, Dom Dulcênio Fontes de Matos.
Antes do inicio da celebração a Sr.ª Eleneuza Santos, atual presidente, saudou a todos manifestando o profundo sentimento de gratidão a Deus pelas inumeráveis conquistas logradas, bem como pela força, por Ele concedida, nos momentos de dificuldades, tristezas e sofrimentos, citando o profundo pesar pela ausência de alguns dos moradores que agora habitam a Morada Celeste.
Dom Dulcênio, desde o principio da celebração, fez questão de salientar que aquele momento festivo constituía muito mais que uma simples tradição, sem um sentido profundo. Afirmando o momento como ocasião ímpar, na qual era possível celebrar o Natal de Jesus de forma concreta e fiel a seu Evangelho. Já que Vila do Idoso se constitui, no dizer do bispo, um perfeito seguimento do exemplo que Maria, Mãe de Deus, nos deu quando, apressadamente, foi socorrer sua prima Santa Isabel; mostrando que a Vila do Idoso segue em sua missão de ser auxilio para tantos irmãos e irmãs que,assim como a Prima Santa da Virgem, chegaram a uma idade avançada.
A afirmação mais marcante da homilia do Bispo foi a de que os idosos da Vila são o tesouro da Diocese. Seguindo o exemplo de São Lourenço, Dom Dulcênio apontava os menos afortunados como sendo aqueles para os quais se voltam com maior ternura os olhos do Verbo de Deus que, para salvar a todo o gênero humano, quis assumir a pobre carne de suas criaturas. Lembrava, também, que a experiência com Jesus Menino é de profunda austeridade e, portanto, deve levar-nos a olhar sempre para o outro como alguém que é necessitado de nosso cuidado, carinho e, sobre tudo, de nosso amor.
Na ocasião disse de sua profunda tristeza pela situação de abandono e esquecimento que muitas vezes toca os moradores da casa, por parte de seus familiares, e a própria Vila, por parte da grande maioria da sociedade. Expressando assim o desejo de que cada vez mais e melhor sejam assistidos aqueles que ali chegarem. Na ocasião foi servido um jantar aos presentes.
Dirigimos nossas preces a Sagrada Família – Jesus, Maria e José – para que por seu auxílio à Vila do Idoso possa seguir por muitos anos prestando seu valioso serviço a todos que a ela se dirijam. Que nunca falte a Graça que emana de Jesus dando força para prosseguir na missão, a disposição de Maria de se por a serviço dos que necessitam e a prudência de José para seguir a vontade de Deus. Que nunca falte, a quem estende a mão ao outro, a Providência de Divina a suprir todas as necessidades espirituais e matérias.
(Seminarista Luiz Júnio Ferreira de Couto)



Comentários

Postagens mais visitadas