PROVÍNCIA ECLESIAL DE ALAGOAS REALIZA CONGRESSO DE CATEQUESE EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

As três dioceses que compõem o estado de Alagoas levaram aproximadamente 150 pessoas para o Congresso Provincial de Catequese no último sábado (1) e domingo (2) na cidade de Palmeira dos Índios, agreste do estado. Durante o evento os catequistas tiveram a oportunidade de aprofundar o tema da Iniciação à Vida Cristã (IVC).
A programação iniciou com uma oração onde os catequistas reafirmaram sua fé e missão, e receberam crucifixos, lembrando uma das celebrações da IVC. Seguido da primeira palestra com o coordenador do Regional Nordeste II, Padre Elison Silva, que apresentou um panorama sobre a realidade da região.
“As 21 dioceses que compõem o nosso regional estão caminhando juntas, e é visível a mudança de realidade e modelo de Catequese. Em cada uma delas, existe no mínimo, uma experiência concreta do IVC”, falou padre Elison.
A manhã encerrou com a palestra do catequista e membro da comissão da Arquidiocese de Maceió, Marcos Filipe, que explanou sobre o Nordestão de Catequese, ocorrido ano passado em Fortaleza. “Vemos a necessidade dos próprios catequistas realizarem a sua Iniciação. Precisamos nos apaixonar por Jesus Cristo para sermos missionários e propagadores desse amor e verdade”, disse.
A tarde continuou com a presença do bispo da diocese anfitriã, D. Dulcênio Fontes de Matos, que falou sobre a experiência da 55ª Assembleia dos Bispos. “O documento será lançado nos próximos dias, mas iremos aqui conversar sobre a ideia principal e as pistas de ações que discutimos em Aparecida”, colocou.
D. Dulcênio lembrou que o IVC reforça os pedidos dos Papa Francisco de uma Igreja que precisa se voltar para o povo. “Os catequistas são os missionários que apresentam Jesus às pessoas, para isso precisamos está dispostos e abertos a essa missão confiada” e continuou “E assim ajudaremos na formação de cristãos mais comprometidos com o Evangelho e firmes em sua fé”.
O dia terminou com o repasse do Congresso de Liturgia (Congrelit) realizado em Recife, com o padre Marlucio, da Diocese de Penedo. “Com a IVC temos a oportunidade de celebrar cada etapa junto com a comunidade, para isso é preciso uma integração com as equipes de Liturgia”. Ele apresentou as celebrações de cada etapa do itinerário.
No domingo (2), os participantes iniciaram a manhã com a celebração da missa, presidida por D. Dulcênio, e seguiram para os trabalhos em grupos. Cada diocese respondeu a cinco perguntas sobre a implantação da IVC em suas paróquias. Uma plenária foi realizada e as experiências recolhidas pela comissão da Província para o relatório final.
O encontro terminou com o envio dos catequistas realizado pelo bispo com a entrega das imagens das padroeiras de cada diocese, por ocasião do Ano Mariano.

(Marcos Filipe - Comissão para Animação Bíblico-Catequética)









Comentários

Postagens mais visitadas