DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CELEBRA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

“Família, uma luz para a vida em sociedade”, com este tema teve início no domingo dia 13 de agosto, dia dos Pais, a Semana Nacional da Família no Brasil, que segue até o dia 19, um momento para “olhar para esse dom de Deus”, (1).
 “A Semana Nacional da Família vem crescendo a cada ano” (2) e chega a sua 26ª edição.
“Muita gente pensa que a família é um problema, que família é crise, algo que prende a liberdade das pessoas. Pelo contrário, família liberta, é um dom de Deus, deve ser o nosso grande motivo de agradecimento ao Deus de amor. A família é o lugar do amor”, (3)
“Que a Semana Nacional da Família seja um momento de aprofundar as grandes questões que envolvem a família no mundo de hoje. “E as comunidades todas se unem, refletem, estudam, rezam, celebram na Semana Nacional da Família esse grande dom de Deus”. (4)
Na Diocese de Palmeira dos Índios a Pastoral Familiar vem crescendo, são 14 Paróquias que já aderiram ao mandato: “Em todas as Paróquias, seja incentivada a Pastoral Familiar aberta às circunstâncias atuais que envolvam a família, tendo como finalidades de Evangelizar as famílias, Preparar e acompanhar os noivos ao casamento, Despertar e alimentar a vida cristã nas famílias e Acompanhar as famílias que se encontram em situação irregular perante à Igreja(5).
Essas finalidades envolvem os 3 (três) setores da Pastoral Familiar, a saber, Setor Pré- Matrimonial, Setor Pós-Matrimonial e Setor Casos Especiais.
Durante a Semana Nacional da Família foram feitos os Encontros que se encontram no Livro “Hora da Família” editado pela CNPF.
E para fechar com chave de ouro essa semana participaram, como Pastoral Familiar, ECC e Movimentos de Cursilho, do desfile que comemorou os 128 anos de Emancipação da Cidade de Palmeira dos Índios. Com o objetivo de tornar o trabalho missionário conhecido e de dar visibilidade positiva à família. O dia todo falou-se sobre a família, pela manhã Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Palmeira dos Índios e referencial da Pastoral Familiar no Regional Nordeste II, lembrou na homilia da Missa Solene de Nossa Senhora da Assunção, a Familiaris Consortio (A Missão da Família Cristã no Mundo de Hoje) do Papa São João Paulo II, a Campanha da Fraternidade do ano de 1994, cujo tema era “Família, como vai?” e exortou as autoridades presentes que cuidasse das famílias.
“Para dar visibilidade positiva à família entramos na Avenida”, disse o Pe. Ediberto, Assessor Eclesiástico da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar.
“Em toda Diocese se requer uma PASTORAL FAMILIAR “intensa e vigora” para proclamar o Evangelho da família, promover a cultura da vida, e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados” (6).
_________________________________________________________________________________
1.      D. João Bosco de Souza, Bispo de Osasco(SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Família e a Vida
2.      Idem
3.      Idem
4.      Idem
5.      Diretório dos Sacramentos da Diocese de Palmeira dos Índios nº 312
6.      Documento de Aparecida nº 435

(COMISSÃO DIOCESANA DA PASTORAL FAMILIAR)



 

Comentários

Postagens mais visitadas