FESTA E ROMARIA DO SÃO FRANCISCO DE ASSIS E FREI DAMIÃO



Os dias de Carnaval são diferentes na Vila São Francisco, que fica no interior de Alagoas, povoado localizado em área limite dos municípios de Paulo Jacinto e Quebrangulo. Todos os anos, acontece o tradicional costume de seguir em romaria nestes dias que antecedem a quaresma. Esta se originou com as multidões que seguiam Frei Damião, natural de Bozzano na Itália. O frade, conhecido em todo o nordeste, fez dessa região brasileira o cenário da sua vida missionária e, apesar de sua santidade ainda está nas primeiras fases do processo de reconhecimento canônico, já é tido pelo povo como grande santo milagreiro (fama adquirida antes mesmo de sua morte – em 1997).
A Vila São Francisco era o local de refúgio do Frei Damião de Bozzano. “Era aqui que ele fazia seu retiro espiritual e se preparava para a quaresma”. Assim, surgiu o retiro de carnaval que hoje é intitulado de Romaria de São Francisco e Frei Damião, do qual participam cerca de 10 mil pessoas, entre os quais estão romeiros, comerciantes e turistas de todo o Estado de Alagoas e Estados vizinhos.
O retiro de carnaval acontece sob a custódia dos frades capuchinhos que nestes dias de festa, junto a toda comunidade religiosa, proporcionam em todos os dias atendimento as confissões, acolhida aos romeiros, quermesse, comércio informal e eventos culturais: apresentação do pastoril com crianças, jovens e terceira idade; apresentação musical; caminhada com os romeiros; show religioso, coral e feira artesanal.
A Vila Franciscana guarda mistérios de fé e devoção desde que seu fundador, Antônio Fernandes do Amorim (o beato Franciscano), estabeleceu ali o pilar do sonho de uma comunidade baseada nos princípios de partilha, simplicidade e fraternidade pregados por São Francisco de Assis.
Desde então, uma aura de misticismo toma forma além dos muros do Santuário São Francisco de Assis. Nem o assassinato do beato Franciscano em 1954 derrubou a utopia franciscana. Pelo contrário, fez nascer um núcleo de resistência que segue atuante até os dias de hoje e guarda histórias de fé e milagres, que nos dias da Romaria se intensificam.












Comentários

Postagens mais visitadas