ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023 ACONTECE EM SÃO JOSÉ DA TAPERA

 


No dia 25/02/2023, deu-se início à Campanha da Fraternidade na Igreja Matriz de São José em São José da Tapera. O evento foi aberto pelo Reverendíssimo Padre Cristiano Abílio da Silva, que deu as boas-vindas aos fiéis da Diocese de Palmeira dos Índios. A Campanha da Fraternidade, criada por Dom Eugênio de Araújo Sales, busca despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, educar para a vida em fraternidade a partir da justiça e do amor, e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na promoção humana e evangelização.

O Papa Francisco conclama a todos a voltar o olhar para os irmãos mais necessitados afetados pelo flagelo da fome. O objetivo da Igreja Particular de Palmeira dos Índios é refletir sobre o tema da fome durante o tempo quaresmal e levar ações concretas de auxílio aos irmãos mais necessitados, além de gerar em todos a consciência da partilha constante dos dons que o Senhor nos concede.

Com o tema "Fraternidade e Fome" e lema "Dai-lhe vós mesmos de comer!", a Campanha da Fraternidade 2023 propôs que se voltasse o olhar para os irmãos mais necessitados, afetados pelo flagelo da fome. O Papa Francisco, em sua mensagem à Igreja no Brasil, conclamou que a fome é criminosa e a alimentação é um direito inalienável.

O evento teve como objetivo levar a reflexão sobre o tema da fome, proposto aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. Além disso, gerar em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento ou a uma campanha, mas deve ser uma atitude constante.

O evento contou com a presença do Excelentíssimo Reverendíssimo bispo diocesano de Palmeira dos índios Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, O reverendíssimo padre Wendel de Assunção Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Palmeira dos índios) e Vigário Geral, o reverendíssimo padre Thiago Soares de Matos, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres (Quebrangulo) e assessor da Campanha da Fraternidade nesta diocese, o reverendíssimo Pe. José Edivaldo dos Santos, Paróquia Santo Antônio de Pádua (O. A. das Flores), o reverendíssimo padre Cristiano Abílio da Silva (pároco local), O Prefeito de São José da Tapera, Jarbas Pereira Ricardo e ilustríssima primeira dama Nara Verônica, que compuseram a mesa de abertura.

Foram apresentados diversos projetos e ações sociais que visam combater a fome e a pobreza na região. A programação do evento incluiu missas, palestras, encontros comunitários e celebrações litúrgicas.

A Campanha da Fraternidade é um momento importante para a comunidade católica brasileira, que reúne esforços para lutar contra a fome e a desigualdade social. O evento realizado em São José da Tapera foi mais um passo nessa direção, envolvendo lideranças religiosas e sociais em ações concretas para transformar a realidade da região e do país.










Texto e fotos: Pascom Paróquia de São José - São José da Tapera.


Comentários