CLERO E REPRESENTANTES DE MOVIMENTOS E PASTORAIS DA DIOCESE SE REUNEM EM SANTANA DO IPANEMA PARA ESTUDAR O TEXTO BASE DO ANO VOCACIONAL E PREPARAR O ENCONTRO DE PENTECOSTES 2023


No dia 15 de Março do corrente ano reuniram-se em no Centro Bíblico, em Santana do Ipanema, o Bispo Dom Manoel, o clero e representantes de movimentos e pastorais, leigos, seminaristas e religiosas para dois momentos de suma importância.

O primeiro momento tratou-se de um estudo acerca do Texto base do ano Vocacional. 

Padre José Aparecido inicia as considerações acerca do texto trazendo a luz a necessidade de encarar o desafio de uma espiritualidade para o ano vocacional, em seguida, Dom Manoel fez as honras da casa agradecendo a presença de todos e convocando cada um dos representantes de movimentos e pastorais a se apresentarem enquanto leigos e padres coordenadores e/ou diretores espirituais. 

"Este ano é Vocacional? é! Mas, é um ano que vai reverberar por todos os outros" 

Bispo Dom Manoel


O Diácono Jorge Paulo, vice reitor do Seminário São João Maria Vianney, que direcionou o estudo acerca do texto - base, diz que "a gente pode ver nesse texto o rosto do Papa Francisco", ele inicia apresentando a logomarca, detalhando seus símbolos enquanto significados. Apresentou os modelos anteriores de 1983, 2003 e 2023. Aquém ao texto, o diácono trás um Diagnóstico acerca do Pensamento Pós-Moderno.

Destaca ainda: "A igreja deve resplandecer o rosto de Cristo". (Diácono Jorge Paulo) e ressalta que "O tema recorda-nos os discípulos de Emaús. Enquanto a Graça faz o coração arder, a Missão faz os pés estarem a caminho, em movimento". Ele também lembra que O texto bíblico iluminador desse ano é de São Marcos, 3, 13-19. 

Após a abertura do diácono Jorge Paulo, foram divididos grupos, por setor, para responderem 4 perguntas relacionadas a temática. Perguntas diferentes e grupos homogêneos com diversificação de representação. As respostas foram organizadas de modo a apresentarem para a assembleia, em cartaz, tudo que foi respondido. Como encerramento do estudo, pela manhã, após a partilha dos grupos, foram discernidas propostas de ações para trabalhar de maneira efetiva o ano vocacional na diocese e essas foram apresentadas para a assembleia. O estudo culminou na criação da Comissão que realizará os trabalhos voltados a Vocação na Diocese, que foi apresentada no encerramento do dia.  














No segundo momento foi discutida a preparação para o Encontro de Pentecostes 2023, que, de antemão, esse ano, terá, como fala o Bispo Dom Manoel "A cara Eclesial da Diocese". 

.

.

.

.

.

PASCOM - Diocese de Palmeira dos Índios, Alagoas.

Comentários