Cerca de 2000 Fiéis participam da Via Sacra na noite desta sexta-feira (20)

 

Paróquia Imaculada Conceição - Mar Vermelho

Com a chegada da Quaresma, a maioria das Paróquias da nossa Diocese deu início na noite desta sexta-feira (20) a meditação da Via Sacra. O momento relembra a Crucificação e Morte de Cristo e é meditada durante a Quaresma e na Sexta-Feira Santa. A depender da programação local, cada estação é realizada na casa de uma família do bairro ou local específico. Ainda de acordo com o costume de cada paróquia, as meditações acontecem pela manhã ou a noite, sendo percorridas algumas ruas, nas Paróquias ou comunidades, de acordo com a orientação do pároco local. Os fiéis também podem fazer a meditação em suas casas. Cheios de fé, aproximadamente 2000 pessoas participaram nesta primeira noite em várias paróquias.


Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Carneiros



Paróquia de São José - Olho d’água do Casado 


 Via Sacra 

A oração da Via-Sacra consiste na reflexão dos últimos momentos da vida de Jesus, como a Paixão de Nosso Senhor, desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Essa meditação teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis, que peregrinavam à Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém em suas pátrias, unindo essa devoção à Paixão.

Na Diocese de Palmeira dos Índios, assim como em várias outras espalhadas pelo Brasil, durante a meditação das estações da Via Sacra, é feito um paralelo com as reflexões baseadas no tema da Campanha da Fraternidade, através do subsídio fornecido pelas paróquias, sem tirar do foco a centralidade da Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 2026, a Campanha da Fraternidade aborda o tema Fraternidade e Moradia.

Paróquia Divina Pastora - Palmeira dos Índios

Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Inhapi

Paróquia São João Batista - Estrela de Alagoas


Estações da Via Sacra:

I - Jesus é condenado à morte
Pilatos sentencia Jesus à crucificação.

Meditação: Refletir sobre a injustiça da condenação de Jesus e como Ele aceitou seu destino por amor à humanidade. Considerar as injustiças que ocorrem no mundo e a necessidade de defender a verdade.

 

II - Jesus carrega a cruz
Jesus aceita a cruz e começa sua caminhada ao Calvário.

Meditação: Refletir sobre a injustiça da condenação de Jesus e como Ele aceitou seu destino por amor à humanidade. Considerar as injustiças que ocorrem no mundo e a necessidade de defender a verdade.

 

III - Jesus cai pela primeira vez
Sob o peso da cruz, Jesus cai.

Meditação: Refletir sobre a fragilidade humana e a necessidade de se levantar após as quedas. Considerar como a graça de Deus nos ajuda a superar os desafios.

 

IV - Jesus encontra Sua Mãe, Maria
No caminho, Jesus encontra Sua Mãe, que sofre com Ele.

Meditação: Meditar sobre o amor e a dor de Maria ao ver seu Filho sofrer. Pensar sobre a importância da família e do apoio mútuo em momentos de sofrimento.

 

V - Simão de Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
Um homem é forçado a ajudar Jesus a levar a cruz.

Meditação: Refletir sobre a importância da solidariedade e do auxílio ao próximo. Considerar como cada um pode ser um Simão de Cirene na vida de alguém que sofre.

 

VI - Verônica enxuga o rosto de Jesus
Verônica limpa o rosto de Jesus, deixando impressa Sua imagem.

Meditação: Meditar sobre atos de compaixão e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Pensar em como se pode ser um consolo para os que estão em dor.

 

VII - Jesus cai pela segunda vez
Jesus cai novamente devido ao cansaço e ao peso da cruz.

Meditação: Refletir sobre a perseverança diante das dificuldades. Considerar a importância de se levantar e continuar a jornada, mesmo após falhas.

 

VIII - Jesus consola as mulheres de Jerusalém
Jesus fala às mulheres que choram por Ele.

Meditação: Meditar sobre a compaixão de Jesus, mesmo em seu sofrimento. Pensar sobre a importância de oferecer apoio e conforto aos que estão em dor.

 

IX - Jesus cai pela terceira vez
Exausto, Jesus cai mais uma vez.

Meditação: Refletir sobre a profundidade do sofrimento e a força que é necessária para continuar. Considerar a necessidade de confiar em Deus em momentos de fraqueza.

 

X - Jesus é despojado de Suas vestes
Ao chegar ao Calvário, Jesus é despido.

Meditação: Meditar sobre a humilhação que Jesus sofreu e como Ele se entregou por amor. Pensar sobre a dignidade humana e a necessidade de respeitar a todos.

 

XI - Jesus é pregado na cruz
Jesus é crucificado entre dois ladrões.

Meditação: Refletir sobre o sacrifício supremo de Jesus e o significado da cruz. Considerar como a dor pode levar à redenção e à salvação.

 

XII - Jesus morre na cruz
Após horas de agonia, Jesus entrega Seu espírito ao Pai.

Meditação: Meditar sobre a morte de Jesus e o amor que Ele demonstrou ao entregar sua vida. Pensar sobre a esperança que a ressurreição traz após a morte.

 

XIII - Jesus é descido da cruz
O corpo de Jesus é retirado da cruz e entregue a Sua Mãe.

Meditação: Refletir sobre a dor da perda e a importância do luto. Considerar como honrar a memória dos que partiram e a esperança da vida eterna.

 

XIV - Jesus é sepultado
O corpo de Jesus é colocado no sepulcro.

Meditação: Meditar sobre o sepultamento de Jesus e a espera pela ressurreição. Pensar sobre a fé na vida eterna e a certeza de que a morte não é o fim.


Comentários