A VOCAÇÃO E A MISSÃO DA FAMÍLIA NA IGREJA E NO MUNDO CONTEMPORÂNEO


Prezados leitores,
O mundo encontra-se alardeadamente mergulhado em confusões e desafios que tentam minar toda estrutura e conceito que a família cristã sempre embutiu em si, e que, nestes dois milênios, têm sido decisivos para o saudável ordenamento social. Que o pecado – também proveniente do contexto social – tem buscado afligir as bases da família não é mais novidade. Porém, é preciso que, numa razão crítica, investiguemos (se bem que já o saibamos) de onde provêm as mazelas que ofuscam a vida familiar ou, o pior, que a desviam.
Sem muitos esforços, detectamos que um dos vilões de uma família coerente com o Evangelho de Jesus é, sem equívoco, os meios de comunicação social. Televisão, rádio, internet – o que incluímos as redes de relacionamento social – privam a família de si, ou seja, dos seus componentes. Se até meados do século passado, as famílias se reuniam em torno a si, também no intento dos valores religiosos, morais e éticos que nascia de uma base de diálogo entre os seus integrantes, o que adicionamos à práxis religiosa de rezar juntos, de abençoar e agradecer ‘a’ e ‘pela’ mesa, de ser constituída pela ‘cultura do encontro’, hoje, a família existe como um simples aglomerado de pessoas que mal se entreolham, tampouco dialogam, dando margens profundas ao individualismo e se acerba na vida dos integrantes que se auto-intitulam família.
Com igual gravidade, percebemos o afã que os meios de comunicação em quase totalidade possuem de inaugurar conceitos inéditos e perigosos para a família. Ao apregoar o relativismo e seus consequentes modismos, a imprensa cumpre uma ditadura ideológica traiçoeira, que possui como intenção acabar com a família estampando-a diferentemente dos conceitos religiosos sérios, principalmente com o que a religião cristã ensina. Com razão, vocês podem me perguntar: e qual a finalidade de alçar a sociedade ao colapso? O domínio ideológico sobre tudo e sobre todos é algo rentável? Não necessariamente. Pelo menos não consigo visualizar isto. Mas, é, antes de qualquer coisa, uma perversão ao plano de Deus, fruto do pecado, tal como a serpente do Gênesis tragicamente preconizou: "E sereis como deuses!” (Gn 3,5).
A subversão à santidade pessoal do homem está atingida pelos rumos que o seu berço, enquanto indivíduo humano e, por isso, enquanto ser social, tem tomado. A falsa sensação de querer ser como um deus, numa proposta irresponsavelmente intimista, derrocará o homem num vale profundo chamado vazio, num processo de falsa liberdade. O “sê livre e faze o que quiseres” é um lenitivo engano que, paradoxalmente, nunca preencherá o homem. E, se o homem se esvazia do que é do Alto, do que é perene, sublime, e, portanto, verdadeiro, cai no pecado, e, todas as esferas às quais ele se imiscui tornam-se fadadas ao vazio que o indivíduo possui. Neste vazio também incorrerá as suas relações, também a familiar. E a família desprover-se-á de seu sentido. E, de lugar consentâneo à santidade, a família tenderá a tornar-se um apinhado de pessoas vazias no relacionamento e indiferentes entre si.
Ao dialogar com o mundo, a Igreja salvaguarda a verdade do seu Divinal Fundador; Daquele que disse de Si mesmo: Eu Sou a Verdade […] ninguém vai ao Pai senão por mim (Jo 14,6); tal como se dissesse: ninguém terá êxito de si mesmo se não for por Mim e por meio de minhas verdades eternas; eternas porque imutáveis; eternas porque sempre estiveram no regaço de Deus, na vida intra-trinitária. A dogmática da Igreja é e sempre será perene por ter sido revelada pelo próprio Deus. Somente a Sã Teologia revelará com justeza a identidade e a missão da família cristã, tal como um dado objetivo, garantido pelo próprio Deus, com a fidalguia que lhe é inerente. Então, para os que são católicos e vivem na confusão apregoada pela mídia, valerá o princípio lógico-aristotélico da não-contradição, apadrinhado por Santo Tomás: o ser é e nunca poderá deixar de ser. E justamente tratamos como ser porque a verdade, no nosso caso, não é uma teoria fadada ao descrédito por ser ultrapassada, mas é o próprio Jesus, Sabedoria de Deus, Deus mesmo.
Ao nos propor no Evangelho o que sempre foi sonho de Deus para o homem e a mulher, e como o Matrimônio é algo tão santificado que foi elevado à categoria de Sacramento, tendo em vista que foi a única bênção não “abolida nem pelo castigo do pecado original, nem pela condenação do dilúvio” (Ver: Bênção Nupcial), Jesus deixa este mesmo ensinamento para a Igreja, a fim de que ela, continuadora da missão divina de Seu amado Esposo e Fundador, sempre resguardará a doutrina do Matrimônio, com algo sempre atual. Isso porque, tal como Deus é perene, a Sua Palavra e Sua vontade também o são, nunca sendo, portanto, relegada, à caduquice.
Para que a família redescubra e reviva a sua identidade e a sua missão, é necessário que ela se fie em tudo quanto, a partir de Jesus, a Igreja tem orientado – sob influxo do Espírito Santo, na sucessão dos seus pastores remontada aos Apóstolos –, sabendo que nos momentos da história em que algum problema despontou a tirar a paz de seus fiéis, a Igreja nunca cessou de ser lume da fé para os seus corações.
Queridos amigos, o plano de Deus, e, portanto a verdade, caracterizam-se pelo que é retilíneo e o próprio Jesus bem o dissera: “Desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher; e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne” (Mc 10,6-8). Portanto, desde a criação, ‘hiper-dignificada’ e explicitada por Nosso Senhor Jesus Cristo e transmitida à Igreja, a vocação e a missão da família, não só no ontem ou no hoje, mas sempre, serão as mesmas: aquilo que o Evangelho e o Gênesis trazem como conteúdo doutrinal e simultaneamente pastoral para todas as épocas: e Deus os fez homem e mulher que serão uma só carne. E, neste ser uma só carne, no transbordamento do amor de Deus, que se encarna também na vida matrimonial através da cumplicidade dos cônjuges, há uma abertura para vida... um amor que é capaz de frutificar em um novo ser: os filhos, que a cada nascimento, se traduzem numa nova aposta de Deus na Sua criação. Eis a vocação e a missão perenes da família!

Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios

Comentários

Postagens mais visitadas