FIEIS PARTICIPAM DA XXI PROCISSÃO FLUVIAL DE SÃO FRANCISCO EM PIRANHAS

Na manhã do sábado, 07 de outubro, dia dedicado à Nossa Senhora do Rosário foi realizado no Lago de Xingó, em Piranhas, com três catamarãs e dezenas de pequenas embarcações a XXI edição da Procissão fluvial alusiva ao dia de São Francisco de Assis.
O momento contou com aproximadamente mil pessoas dentre funcionários da Chesf e seus familiares bem como fieis das paróquias dos municípios de Piranhas, Canindé de São Francisco e Olho D’Água do Casado.
Esse ato litúrgico teve à frente o Padre Antônio de Pádua da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e São Francisco de Assis da cidade de Piranhas.
A missa concelebrada no nicho de entronização da imagem do São Francisco, localizado no Paraíso do Talhado, contou também com mais dois padres amigos, Pe. Edimilson da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Canindé e do Pe. José Augusto da Paróquia do São José de Olho D’Água do Casado.
Esse momento tem como propósito além da oração dos fieis pedindo as graças necessárias, a conscientização ambiental do Rio São Francisco, um tanto ameaçado pelo homem e a luta pela sustentabilidade dos ribeirinhos.
Presidiu a Eucaristia o Padre Edimilson Menezes e a homilia ficou sob responsabilidade do Padre Antônio, que pediu aos que frequentavam o rio, seja por diversão, trabalho ou sustento que “cuidassem bem por ser ele um Bem precioso da nossa terra e obra das mãos de Deus para o homem. Da mesma forma exercêssemos o direito ante os governantes para que esse bem precioso não virasse patrimônio de uns e de outros não. O Rio como bioma é de todos”.
Encerrou-se com a homenagem ao Senhor Marinho Fernandez, pioneiro na organização da procissão fluvial e falecido em agosto desse ano. E um pedido de atenção contra a privatização da Chesf.
A Chesf, a Mftur, o Restaurante Karrancas e a Empresa de Transportes e Turismo Aliança, são os mantenedores dessa Procissão.

(PADRE ANTÔNIO DE PÁDUA SANTOS SOBRINHO)












Comentários

Postagens mais visitadas