MISSA DOS SANTOS ÓLEOS NA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS


 Pondo termo ao Retiro anual do clero da Diocese de Palmeira dos Índios, ocorrido entre os dias 14 e 17 de setembro, na manhã da quinta-feira (17) deu-se a Missa Crismal, celebração na qual são abençoados os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, bem como é consagrado o Óleo do Crisma. Presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel Filho, concelebrada por Dom Paulo Jackson (Bispo da Diocese de Garanhuns- PE, presidente do Regional NE2 da CNBB e pregador do retiro) e por grande parcela dos padres da diocese, a celebração aconteceu na capela do Centro de Treinamento Pastoral Pio XII.

Também conhecida como Celebração da Unidade, pelo seu caráter de congregar cada Igreja Diocesana, a missa comumente é celebrada na quinta-feira Santa, dia em que a catolicidade rememora a instituição da Eucaristia e do sacerdócio por Jesus, todavia, diante das medidas sanitárias tomadas naquele período, em razão da pandemia da Covid-19, restou suspensa até momento mais oportuno. Naquela solene Eucaristia, se manifesta o mistério do sacerdócio de Cristo, do qual os bispos e padres participam, e que neste ensejo renovam as promessas sacerdotais de serviço para com o povo e de intimidade com o Senhor, exaradas quando de suas ordenações.

Na homilia, Dom Paulo Jackson ressaltou que Jesus instituiu o sacerdócio ministerial, para que os sacerdotes continuem sendo, para o povo sacerdotal, aquilo que Ele foi e continua a ser através deles: sacerdote, profeta e pastor. Salientou, ainda, o compromisso do clero com a proteção e promoção dos menos favorecidos, particularmente nesta sociedade hedonista e marcada não só pelas sequelas de uma pandemia viral, mas sobretudo, pela ausência de fraternidade e prática dos valores evangélicos.

Que ao simbolizar e realizar a unidade preconizada por Jesus, em sua Oração Sacerdotal, este povo sacerdotal, fieis e pastores ungidos com o Espírito Santo, possa fazer visível ao mundo o Deus Vivo, testemunhá-Lo e conduzir a Ele.

PASCOM DIOCESANA

 
















Comentários

Postagens mais visitadas