Quaresma: Eis o Tempo de Conversão


“Arrependei-vos e crede no evangelho”. ( Mc 1, 15)
Caros internautas do Blog da Diocese de Palmeira dos Índios,

A amanhã se inicia o período Quaresmal, tempo forte na Igreja que nos convida a fazer um itinerário de fé durante 40 (quarenta) dias, ora, percorridos esses dias com sinceridade de coração e desejo sincero de conversão poderão promover no interior de cada pessoa mudanças contínuas na ação do Espírito Santo.

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário litúrgico católico. As cinzas postas na testa dos fieis é um símbolo de conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Vários textos bíblicos tratam sobre as cinzas como sinal de arrependimento, despojamento, por exemplo: Est 4,1; Jó 42, 6;  Dn 9, 3 e Jn 3, 5-6.  

A oração:  Durante este período os cristãos deverão continuamente meditar e contemplar através de uma vida cada vez mais intima com Deus os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, sem dúvida é um momento de via crucis, longo caminho sagrado que cada um deve percorrer orantemente e em todas as situações de sua vida. Sugere-se diariamente a lectio Divina, a oração da Liturgia das horas ou oração por meio dos salmos.

A penitência:    “A penitência interior do cristão pode ter expressões bem variadas. A escritura e os padres insistem principalmente em três formas: o jejum, a oração e a esmola, que exprimem a conversão com relação a si mesmo, a Deus e aos outros. Ao lado da purificação radical operada pelo batismo ou pelo martírio, citam, como meio de obter o perdão dos pecados, os esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação com a salvação do próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade, "que cobre uma multidão de pecados" (1Pd 4,8)”. (CIC, nº 1345). A prática da penitência lembra-nos que somos fracos e mendicantes de Deus. O ser humano deve sempre recordar de sua fragilidade e dependência do Criador.

A esmola: A caridade é a lei máxima que deve orientar a vida do crente. A Quaresma incita-nos a abertura de coração para a vivência do amor, abrindo o coração para os outros. Uma boa sugestão é o tema da campanha da fraternidade: “Fraternidade e saúde pública”, isto é, o convite a visitar os hospitais, asilos de idosos e fazer sua esmola de coração.  

A conversão: Tempo bom para fazermos o compromisso com Cristo de segui-lo mais fielmente. Identificar quais são os nossos vícios, tendências que precisam ser combatidas. A conversão é sempre um processo cansativo que necessita de muita coragem e disposição interior para que a graça de Deus possa agir no coração de cada um.  

Continuaremos falando sobre a Liturgia Quaresmal. Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas