Ordenação Diaconal de Jerônimo Pereira



A Diocese de Palmeira dos Índios celebrou na noite desta segunda-feira (02), na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a Ordenação Diaconal do então seminarista Jerônimo Pereira Bezerra.


Além de padres, religiosos e leigos, familiares do diácono Jerônimo também participaram da celebração. “Está sendo o momento muito especial  depois de 10 anos de caminho vocacional a Ordenação de Jerônimo é momento importante para nossa família”, destacou Marlene Alves Vieira, tia e mãe de criação do neo-diácono.

Este é um acontecimento que deve nos causar alegria e levar-nos também ao louvor de Deus, agradecendo-o pelas vocações sacerdotais que tem providenciado para nossa diocese e pedindo a graça de um serviço frutuoso e fiel para o Diácono Jerônimo

Convém sempre lembrar algumas palavras que tornem mais clara a natureza desta função. De forma geral diz-se que o diácono deve servir ao Bispo e ao seu presbitério no serviço da Palavra, do altar e da caridade. Este serviço, contudo, se dá de formas variadas.

Na liturgia cabe-lhe a proclamação do Evangelho, a preparação do altar e a distribuição da comunhão. Além disso, poderá exortar e ensinar a sagrada doutrina, presidir orações, administrar o Batismo, assistir e abençoar os Matrimônios, levar o Viático aos agonizantes e realizar as exéquias.

Como no caso do Diácono Jêronimo, ao diácono que aspira à ordenação presbiteral, também chamado de diaconato transitório, já é disposto o celibato, o dever de realizar a liturgia das horas, e a promessa de obediência ao Bispo diocesano.

Que Deus, portanto, abençoe nosso Diácono e através de seu ministério nós possamos progredir cada vez mais no caminho de nossa santificação! 

Ao final da celebração o já diácono agradeceu aos presentes. “Aos meus familiares, amigos e companheiros de jornada vocacional, a minha gratidão por tudo de bom que vocês representam na minha vida, pelas vitórias comemoradas juntas, pelo companheirismo. Tantas pessoas que Deus colocou em minha vida, que deixaram marcas de amor. Talvez alguns fiquei distante por razões diversas, mas “pode ser que um dia nos afastemos. Mas, se formos amigos de verdade, a amizade nos reaproximará.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por seu comentários em breve manteremos contato.