Formação Continuada na Diocese de Palmeira dos Índios




Início a mais um encontro formativo que, este ano, teve como tema central “A vida litúrgica da Igreja”, sob o olhar do Concílio Vaticano II. Baseando-se no texto “De Sacra Liturgia”, documento que recebe o nome do concílio, Sacrosantum Concilium, por ser o primeiro texto promulgado pelo mesmo, e nas movimentações que basearam tal documento, o Rev. Pe. Roberto Benvindo dos Santos, incardinado na Arquidiocese de Aracaju, ministrou sete conferências, desde o dia 22 até o dia 25, às quais estavam presentes o Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e os Presbíteros diocese; também estiveram presentes parte dos seminaristas desta diocese e fieis leigos, membros das diversas pastorais, movimentos e serviços.
Discutiu-se ali a importância da liturgia na vida da Igreja, como sendo o centro, a máxima expressão da vida da comunidade, que reza a Deus na pessoa de seu Filho, Jesus Cristo, cabeça da Igreja. Na liturgia aquele que age é o próprio Cristo, por esse motivo, não são permitidas alterações e criações que desrespeitem ou maculem a natureza sagrado do culto. Em todos os seus componentes mais diversos, como a música, arte, distribuição, harmonia, ritmo, tudo deve obedecer ao que foi normatizado, para que a Igreja possua verdadeira unidade.
Ainda no campo da liturgia, muito foi discutido sobre a música sacra, e, segundo afirma nosso pastor, as celebrações devem ser um ambiente sereno e tranquilo. Depois de todas as conferências, abriu-se um momento de perguntas, onde padres e leigo puderam esclarecer suas dúvidas, que foram esclarecidas pelo palestrante e também por Dom Dulcênio. No fim de toda a formação, foi anunciado um programa diocesano de formações litúrgicas, que deve ser posto em prática a partir de maio, com cursos de liturgia, que formarão ministros da Palavra capazes de expressar a fé Católica em sua expressão mais pura.
Sem. Luiz Júnio Ferreira de Couto

Comentários

Postagens mais visitadas