Carta do professor Felipe Aquino para a articulista, escritora e socialite Danuza Leão.


 
"Com muito respeito gostaria de lhe escrever. Que você não se importe de ser excomungada, não me surpreende, falta-lhe o dom da fé; mas dizer que se a Igreja vendesse os seus bens acabaria com a fome no mundo, isso é demais.  Você sabia que o Vaticano é proibido de vender a menor peça do Museu do Vaticano, uma vez que o Direito Internacional o proíbe  por ser o Vaticano apenas o guarda disso tudo, segundo o Tratado do Latrão assinado com a Itália? Voce sabe qual é o tamanho do Vaticano? Resp. 0,44 km quadrados; não cabe nem um campo de aviação. Alíás, sabe quantos aviões tem o Papa? Zero. E ele é um Chefe de Estado; existe algum que seja tão carente?

Fiquei arrepiado com tanta bobagem e preconceito que voce destilou em sua matéria.
Como você eu também estudei em colégio católico, salesiano, graças a Deus; e assistia a missa todos os dias, graças a Deus, e ainda hoje a assisto todos os dias, graças a Deus; é a grande alegria do meu dia, (o Sacrifício do Calvário) que nos salva. Você despreza o seu Batismo e a sua Crisma; eu quero lhe dizer que o único diploma que eu tenho coragem de expor na parede do meu escritório, é a minha certidão de Batismo, ele me abriu as portas do céu, me deu a graça de ser membro de Cristo, da Igreja, herdeiro do céu. O resto... vai ficar na terra.

Estudei física e matemática, fiz mestrado na Universidade Federal de Itajubá, e doutorado no ITA em Ciências Aeroespaciais, fiz pós-doc na UNESP, fui diretor de um campus da USP em Lorena, SP, por quase vinte anos, sempre eleito por meus pares. Digo isso para voce saber que não sou um ignorante que faz da religião uma fuga ou da Igreja um escudo de proteção, sou católico convicto.

O que lhe faltou Danuza, infelizmente, foi ter conhecido a Igreja mais a fundo, mais de perto; faltou a você, e a tantos que hostilizam a Igreja, nossa Mãe, Corpo místico de Cristo, estudar um pouquinho de teologia: cristologia, história da Igreja, escatologia, mariologia, dogmática, exegese bíblica, hermenêutica, liturgia, moral, mística... Se voce tivesse estudado um pouquinho disso tudo, se os seus conhecimentos de Religião não ficassem apenas do tamanho do seu vestidinho de Primeira comunhão, tudo seria diferente em sua vida e voce não estaria pisando tanto e maldosamente na Igreja que Cristo fundou para a nossa salvação. Mas, ainda é tempo...

O que de melhor seus pais bondosos lhe deram, foi a fé, não a jogue fora. A vida terrena passa, o corpo se extingue, a velhice chega, a morte se aproxima, mas a alma sobrevive, cuide dela.  Jesus disse: "de que vale ao homem ganhar ao mundo inteiro se vier a perder a sua alma"?

Com muito respeito e carinho, 
 Prof. Felipe Aquino
Tel 0xx12 - 31526566 - Lorena - SP 
 
  "Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas".
Dr. Francis Collins, médico, químico e biólogo americano, Diretor do Projeto Genoma
(VEJA 24.01.2007) 
 

Comentários

Postagens mais visitadas