POSSE DO PADRE ANTÔNIO DE PÁDUA SANTOS SOBRINHO

                                                                    Por Siloel de Souza Mendonça


“E assim, enviando os apóstolos, assim como ele tinha sido enviado pelo Pai, Cristo, mediante os mesmos apóstolos, tornou participantes da sua consagração e missão os sucessores deles, os bispos cujo múnus de ministérios, para que, constituídos na Ordem do presbiterato, fossem cooperadores da Ordem do Episcopado para o desempenho perfeito da missão apostólica confiada por Cristo” (PO 2)
            Foi observando tal princípio, em um dos decretos do Concílio Vaticano II, que o Padre Antônio de Pádua Santos Sobrinho acolheu com entusiasmo a solicitação de Dom Dulcênio Fontes de Matos em continuar seu trabalho de evangelização em uma nova Paróquia. A ele foi confiado no último dia 09 (nove) de julho de 2013, dia de Santa Paulina, o rebanho da cidade de Piranhas, Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e São Francisco. O Reverendo foi transferido da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Jacaré dos Homens e Monteiropólis. Nesta Comunidade Paroquial ele conviveu cerca de 6 (seis) anos, onde desempenhou um trabalho grandioso nas duas cidades, ficam guardados os avanços, os desempenhos e também os possíveis encalços, pois, por mais que desejássemos ser perfeitos, o homem é limitado. A essa comunidade que oferece o Padre Antônio, nosso agradecimento e nossas orações. A comunidade nova que se abre para acolher o novo Reverendo, nossas expectativas de um trabalho frutuoso na Messe do Senhor. Dom Dulcênio ao voltar-se para este Sacerdote, disse: “Irmãos, hoje o Padre Antônio está sendo enviado para servir o povo de Deus de Piranhas. É o Pai quem deve enviar operários para sua messe; não é permitido a qualquer um ir por conta própria, por própria iniciativa”.
             A Concelebração Eucarística teve participação de diversos Padres da Diocese de Palmeira dos Índios e Dioceses vizinhas. Também estiveram presentes algumas autoridades constituídas, seminaristas, comunidades de diversas Paróquias e, principalmente, a Comunidade local. A celebração teve início às 19h30min, na Igreja Matriz de São Francisco, Xingó, Piranhas. O Padre Antônio de Pádua foi empossado como Pároco, seguindo as exigências canônicas e litúrgicas. No momento da celebração o Bispo local levou o novo Pároco a algumas dependências da Paróquia, tais como: porta central, batistério, confessionário, cadeira presidencial e Capela do Santíssimo Sacramento.
            No mesmo contexto da celebração também se iniciava o encerramento de uma missão local do Reverendo Padre Reinaldo Leite Morais Filho. Este permaneceu na Paróquia de Piranhas cerca de 7 (sete) anos e 4 (quatro) meses. O Padre em questão foi transferido para a Arquidiocese de Maceió, Alagoas. O Padre Reinaldo manifestou-se, emocionadamente, com um vultoso agradecimento: “Somos mais imperfeitos quando estamos mais longe de Deus, Ele é o Perfeito, porém, quando deixamos nos aproximar mais ainda Dele, tornamos capazes de realizar prodígios em nossa vida e na vida dos outros”. Padre Reinaldo Leite continuará seus trabalhos de evangelização aos pés da Senhora dos Prazeres, Patrona de Maceió. Por isso, supliquemos a ela que o acolha nesta nova missão e que seu Bendito Filho seja sempre para o Padre Reinaldo a Luz que ilumina seus passos em suas novas decisões.

















Comentários