48º ASSEMBLEIA PASTORAL REGIONAL


Edivânia Alves de Oliveira (Setor Diocesano da Juventude)
“Ide, sem medo, para servir (...). Seguindo essas palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé recebe mais alegria”. (PAPA FRANCISCO, 2013)
A presença do Santo Padre, o Papa Francisco, foi sem dúvidas um kairós na vida de todos os cristãos, de modo particular, para a juventude brasileira. A citação supracitada referenda a convocação do Papa à evangelização, além de salientar a necessidade de irmos, sem medo e servir.
A luz de toda a vivência da Jornada Mundial da Juventude, no corrente ano (2013), e atendendo aos apelos do nosso Pastor, no tocante, a evangelização dos/pelos jovens, nos dias 16 a 19 do mês de outubro, no convento de Ipuarana, Lagoa Seca – PB, realizou-se a 48ª Assembleia Pastoral Regional Nordeste II. A qual teve como tema: Evangelização da Juventude e com o lema: “Ide, fazei meus discípulos todos os povos” (Mt 28, 19).
Dentre as dioceses do Regional Nordeste II estava presente a Diocese de Palmeira dos Índios, representada pelo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Padre José Edivaldo dos Santos (Paróquia Santo Antônio de Pádua – Senador Rui Palmeira), o Padre Henaldo Chagas (Paróquia Sagrada Família – Maravilha) e Edivânia Alves de Oliveira (Setor Diocesano da Juventude).
A Assembleia teve como enfoque e discussão os documentos publicados pela CNBB, o 85 – Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais, que é referência para todos que, na Igreja, têm se colocado na evangelização desta parcela tão importante da sociedade: pastorais da juventude, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, grupos juvenis e de crisma, pastoral vocacional, pastoral da educação e serviços diversos. Este documento estrutura-se da seguinte forma: conhecimento da realidade, olhar de fé e linhas de ação. Além de todo o aporte formativo, o referido documento também traz propostas para a evangelização da juventude em diálogo com a cultura pós-moderna.
O outro documento é o 103 – Pastoral Juvenil no Brasil: identidade e horizontes, neste busca-se esclarecer, motivar e orientar o serviço à evangelização dos jovens, de modo especial, as pastorais juvenis. Ambos os documentos foram discutidos e apresentados por Dom Eduardo Pinheiro.
A partir dos estudos das linhas de ação do Documento 85, as quais são: Formação integral; Espiritualidade; Pedagogia da formação; Discípulos e discípulas para a missão; Estrutura de acompanhamento; Ministério da assessoria; Diálogo fé e razão; Direito à vida, foram elencados para cada linha dois projetos bem concretos e considerados urgentes à evangelização da juventude.
Subsequente à elaboração e exposição dos projetos, foram propostos estudos por diocese, objetivando após análise e discussão, que fosse feita a escolha de ações consideradas preponderantes e urgentes a serem desenvolvidas na diocese no ano vindouro (2014). A Diocese de Palmeira dos Índios depois de reflexões e diálogo decidiu pela linha de ação – formação integral, cujos projetos foram: 1. Dinamizar e orientar a catequese de Crisma na perspectiva de grupo de jovens, no intuito de fazer com que os crismandos criem raízes na Igreja e consequentemente deem continuidade na caminhada missionária em suas comunidades paroquiais. 2. Formar os catequistas. 3. Desenvolver um plano de ação/missão paralelo aos encontros de formação de Crisma.
Discutindo a nível, de Província, a de Alagoas, a qual na Assembleia compreendeu a Diocese de Penedo, a Diocese de Palmeira dos Índios e a Arquidiocese de Maceió, as reflexões convergiram para que a mesma linha de ação (Formação Integral), desse modo houve apenas alguns acréscimos no projeto acima mencionado, resultando: 1. Dinamizar e orientar a catequese de Crisma na perspectiva de grupo de jovens, no intuito de fazer com que os crismandos criem raízes na Igreja. A partir da promoção de experiências espirituais com a Palavra de Deus e existenciais, além de introdução à doutrina, culminando na criação de laços de amizade e compromisso que darão garantia de continuidade do jovem na vida da Igreja, por meio das diversas expressões juvenis. 2. Formar os catequistas. 3. Desenvolver um plano de ação/missão paralelo aos encontros de formação de Crisma, incluindo ações atrativas a juventude. 4. Fortalecer e investir na formação do Setor Juventude.
O encontro foi riquíssimo de formação no que tange o serviço com a evangelização da juventude e também propiciou momentos de espiritualidade. Por fim, decidiu-se que a próxima Assembleia realizar-se-á nos dias 15 a 18 de outubro de 2014, com o tema: Comunidade de comunidades: uma nova paróquia.
“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. É a janela e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço”. (PAPA FRANCISCO, 2013)  







Comentários

Postagens mais visitadas