1 º DE JANEIRO DE 2014 SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

 
Às 00h, a comunidade católica da Paróquia Catedral (Palmeira dos Índios) se reuniu para celebrar a tradicional Missa do Ano Novo que é, na verdade, a celebração litúrgica da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Também estiveram presentes três padres, que concelebraram com o bispo: o Pe. Thiago Henrique, pároco da Catedral, e seu auxiliar, Pe. Antônio Bernardo, e o Pe. Sebastião.
Na sua homilia, Dom Dulcênio partilhou com os seus diocesanos alguns pensamentos do Papa Francisco, contidos na Mensagem para o Dia Mundial da Paz (“Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”). Entre outras coisas, Dom Dulcênio recordou que a fraternidade “é uma dimensão essencial do homem”, que a família “é a fonte de toda fraternidade”, que a pobreza “é a falta de fraternidade entre os povos” e que a fraternidade “extingue a guerra”. A fraternidade cristã se fundamenta na paternidade divina: de fato, Deus é o Pai comum de todos; por isso, todos os homens são irmãos, devem viver como irmãos. O cristão tem a missão não somente de ser ele mesmo fraterno com o seu próximo, mas também de, por meio de seu testemunho, levar os demais homens a viverem a fraternidade cristã, caminho para a verdadeira paz, dom de Deus para todos nós. Além disso, Dom Dulcênio também falou sobre o meio ambiente, pedindo uma Palmeira dos Índios mais limpa e bem cuidada. Para isso, o bispo lembrou que cada um deve fazer a sua parte, começando por jogar o lixo no lixo, e não nas ruas da cidade, conhecida por todos como “Princesa do Sertão” alagoano.
No final da celebração, Dom Dulcênio convidou todos os presentes na Santa Missa para a ordenação de quatro novos diáconos (Bruno Igor, Edgar, Leandro e Siloel) para a Igreja que está em Palmeira dos Índios, que será no dia 17/02/2014, às 17h, na Catedral diocesana. Além disso, também convidou a comunidade para a Missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da Diocese de Palmeira dos Índios, que será celebrada logo mais às 15:30h.  Depois da benção, o bispo desejou um FELIZ ANO NOVO para todos.
Seminarista Bruno Igor Cavalcante 




Comentários