FESTA DE SENHORA SANT’ANA E SÃO JOAQUIM – SANTANA DO IPANEMA

 

No período de 17 a 26 de julho, a Paróquia de Senhora Sant’Ana, em Santana do Ipanema, viveu momentos de grande alegria espiritual e fervor  ingente nas celebrações com festejos alusivos à Senhora Sant’Ana e ao senhor São Joaquim.
A festa teve seu início com a Procissão dos Carreiros, cuja implantação já ultrapassou uma década. A imagem de Senhora Sant’Ana é levada em carro de boi, ladeada pelo pároco local, acompanhada de centenas de carreiros, charretes e cavaleiros de Santana do Ipanema e municípios circunvizinhos. Ao término da procissão, com a concentração de todos os carreiros e cavaleiros, sempre é celebrada a Santa Missa que, desta feita, teve como presidente o Mons. Delorizano Marques da Rocha, ex-pároco e idealizador da referida procissão.


 

Ao novenário, contou-se com a presença de centenas de fiéis e devotos de Sant’Ana, imbuídos de grande piedade e carinho pelos padroeiros. Vários padres presidiram as celebrações Eucarísticas, dirigindo enriquecedoras homilias ao povo, que decerto contribuiu para o crescimento espiritual de todos. No dia 26 de julho, na solenidade local, a paróquia recepcionou o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em sua homilia focalizou a perda da sacralidade da família doméstica, exortando aos avós, pais e mães a seguirem o exemplo de Sant’Ana e São Joaquim na educação dos netos e filhos.

  

Por fim, a numerosa procissão com milhares de devotos percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade até a Igreja Matriz erguida sob a égide dos supracitados padroeiros. Que Senhora Sant’Ana e São Joaquim intercedam sempre pelos fiéis sertanejos que desejam ardentemente, “após luta insana, contemplar a grandeza de Deus”, como se canta no hino que lhes é atribuído.


Sem. José Walter – 1º ano de Teologia


Comentários