UM PINCELAR DA HISTÓRIA DO MOVIMENTO CCC


A 19 de Julho de 1985, surge o Movimento CCC - Caminhada Comunitária com Cristo, movimento voltado para a juventude, no intuito de levar o jovem ao encontro com Cristo, a conversão contínua e eficaz, a inserção deles de maneira efetiva na família de Deus, a Igreja.
Fazendo uma breve retrospectiva da história do Movimento... Após o ano de 1985, nos reportamos ao ano de 1986 quando o Monsenhor sofre um acidente que anestesia a caminhada... Mas o sonho de construir esta nova Civilização do amanhã, é de iniciativa Divina e precisa continuar desse modo, no ano de 1991, retornamos a Caminhada, sob a proteção da Virgem da Penha e o auxílio do Espírito Santo.
Em 2005, tivemos a última visita do Saudoso D. Fernando Iório Rodrigues ao nosso movimento e no ano seguinte, no dia 16 de setembro a visita do Bispo Diocesano, D. Dulcênio Fontes de Matos, que iniciava seu Pastoreio na Igreja particular de Palmeira dos Índios e que tem tão bem acolhido a juventude e de modo particular, o Movimento CCC.
Ainda naquele ano, surgem sementes para a extensão do Movimento para o Setor Santana, quatro jovens da Paróquia de São Cristóvão são convidados a fazer o CCC em Batalha e servirem de apoio para implantação do Movimento naquele Setor.
Em 2007, efetivamente, tivemos o 1º CCC do Setor Santana nos dias 18,19 e 20 de maio, com o acolhimento e incentivo do padre Antônio de Pádua – vigário paroquial e Padre José Neto de França – pároco. Contamos com 29 jovens, dos quais a maioria era advinda da Paróquia de São Cristóvão e os demais de Poço das Trincheiras. Hoje o padre Clejean é quem continua a nos dar suporte na caminhada.
Buscamos preservar o nosso Carisma através de reuniões e escaladas, onde louvamos, rezamos e buscamos aprofundar o estudo da Sagrada Escritura e da Sagrada Tradição da Igreja. Obedientes à voz da Igreja, não nos fechamos em nós mesmos, partimos em missão, realizando visita a enfermos, crianças, sopões, missões jovem, terço comunitário, cantando na missa e demais atividades desenvolvidas em nossas paróquias.
Em 2014, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, entregamos ao Papa Francisco, nossa Cruz, nosso Livro de Orações e nossa camisa... Em resposta, ele nos abençoou e nos enviou uma CARTA. Um momento marcante na caminhada do Movimento e concomitantemente a confirmação de que estamos no caminho certo.
Hoje o Movimento CCC está instalado no setor Santana, nas comunidades paroquiais, a saber: Poço, Senador, Dois Riachos, Olivença e na paróquia de São Cristóvão, Santana, com a colaboração e apoio dos padres. No setor Batalha, estamos em: Monteirópolis, Paus Pretos, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Batalha.
Agradecemos a Deus e consagramos a vida do Monsenhor Josevel, nosso pai, pastor e diretor espiritual que tem orientado, acolhido e amado incondicionalmente esse movimento.

Também rendemos graças a Deus pelos muitos desafios e alegrias vivenciadas no decorrer destes anos. Tudo conquistado pela graça e misericórdia divina, o que nos faz ter a convicção de que estamos sendo guiados por Cristo, na efusão de Seu Espírito. Confiamos a Nossa Senhora do Rosário, nossa padroeira, os próximos passos, mas também é necessário que, enquanto cccista, abraçamos verdadeiramente o compromisso com Cristo, sabendo que é a Sua graça que nos impele e fortalece. Que todos sejamos um, porque Cristo conta com cada um de nós.

Comentários

Postagens mais visitadas