UMA FAMÍLIA HUMANA: PÃO E JUSTIÇA PARA TODAS AS PESSOAS


A Campanha Mundial “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as Pessoas” foi o tema do debate da Mesa Redonda realizada conjuntamente pela Cáritas Diocesana e a Diocese de  Palmeira dos Índios no dia 12 de julho de 2014, no auditório do Centro de Treinamento e Pastoral Diocesano PIO XII, em Palmeira dos Índios.
A Campanha proposta pela  Confederação Mundial da Caritas Internationalis,  tem como objetivo colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo. Todas as 164 organizações membro da Cáritas são convidadas a participar da campanha. Isso inclui os membros nacionais, como a Cáritas Brasileira, as Cáritas Arqui-diocesanas e paroquiais, que pertencem a essa grande rede, os/as agentes de pastorais e militantes cristãos. A coordenação mundial da campanha está sob a responsabilidade da Caritas Internationalis.


O momento contou com a presença de um público bastante diverso: Representantes das três Cáritas da Província de Alagoas, representantes da sociedade civil, do poder público, militantes, religiosos, pastorais, movimentos sociais e da igreja, agricultores/as, indígenas, (83) entre outros atores. É notável que a fome ainda é um tema caro à existência humana, desde o produzir ao consumir, da fartura à carência. A partilha do pão se faz necessária e urgente!


O encontro começou com a mística conduzida pelo jovem José Helio, que apontava o povo de Deus como protagonista de uma história marcada pela fome e a superação, através da partilha. Após a mística a presidente da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, a Senhora Maria do Carmo, acolheu todos e todas, almejando um debate animador para a missão.
 A mesa  composta pelo Bisp
o Diocesano de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o qual apontou a importância da campanha e agradeceu a presença dos participantes. O jovem José Moisés Oliveira, Cientista Social e comunicador popular da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios e da Articulação do Semiárido Brasileiro em Alagoas, fazendo a apresentação da campanha; o Sr. Victor Hugoc Balladares da Cáritas Regional NE2, expôs sobre a problemática da fome, a segurança alimentar e nutricional e o Sr.  Mardônio Graça, da Articulação do Semiárido – ASA- Alagoas, apresentou o trabalho da ASA no enfrentamento da fome e da pobreza. Como moderador da mesa o Dr. José Matias Irmão, da Cáritas Diocesana de Penedo.



Os temas apresentados pelos convidados da mesa conduziram os participantes do evento, a um caloroso debate. A alimentação é um direito, não é favor, muito menos esmola. E as mudanças irão acontecendo a partir desta compreensão, pensar solidariamente e politicamente. Promover ações coletivas que culminem em feitos concretos, por dignidade da pessoa humana e justiça social. 

Por José Moisés de Oliveira – Comunicador da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios e Maria Mafra – Assessora da Cáritas Brasileira NE2 em Alagoas.

Comentários

Postagens mais visitadas